sábado, 16 de fevereiro de 2013

A viagem


Diretores: Lana e Andy Warchowsks e ainda Tom Tykwer
Atores: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Ben Whishaw, Keith David, Susan Sarandon, David Gyasi, James D'arcy
Gênero: Aventura e Ficção
Duração: 172 minutos
Ano: 2.013                                            

Sinopse: Seis histórias que, apesar de ocorrerem em épocas distintas, possuem uma interligação. No século XIX, Adan Ewing (Jim Sturgess) é um advogado enviado pela família para negociar a compra de novos escravos. Ao retornar para casa, após salvar um escravo Autua (David Gyasi), está sendo envenenado por um médico ambicioso (Tom Hanks). Em 1.930, o jovem e talentoso compositor Robert Frobisher (Ben Whishaw) ajuda o também compositor, e já idoso Vyvyan Ars (Jim Broadbent). Durante o trabalho, Robert encontra uma crônica escrita por Ewing em um jornal em meio aos livros de Ars. Em 1.970, a jornalista Luisa Ray (Halle Berry) conhece Rufus Sixmith (James D'arcy) quando o elevador em que ambos estão quebra. Tempo depois, ele a procura para revelar que estão encobrindo uma série de falhas no projeto de construção de um reator nuclear. Nos dias atuais, Timothy Cavendish (Jim Broadbent), é dono de uma pequena editora, que lançou um livro que dificilmente dará retorno financeiro. Entretanto a situação muda quando o autor do livro mata um de seus críticos, tornando-se uma celebridade instantânea. Coréia do Sul (agora chamada Nova Seul), futuro. Somni 451 (Doona Bae) é um clone que trabalha em um restaurante fast food. Ela foi programada para realizar todos os dias, as mesmas tarefas, sem manifestar qualquer reclamação, mas a situação muda quando outro clone acaba, sem querer, despertando-a sobre sua existência. Futuro, Nova Seul foi tragada pelas águas há 100 anos, o que fez com que o local viva uma realidade pós-apocalíptica. Nesta época, vive Zachry (Tom Hanks), o líder de uma triboque venera Somni como se fosse uma deusa. Sua vida muda quando Menorym (Halle Berry), que integra um grupo evoluído chamado Prescients, lhe pede para viver com sua tribo.                 


Filme impressionante, com imagens fortes e detalhistas que nos remete a uma diversidade de histórias, situações e vivências, com passado, presente e futuro, não necessariamente nesta ordem. Sendo que o elenco desempenhou pelo menos seis personagens, de certo modo interligados, em função de suas crenças e valores morais. Apesar de não ser um filme essencialmente espírita, carrega na sua composição um dos fundamentos da Doutrina Kardecista, "de que nossas ações no passado, acarretará mudanças e alterações no nosso futuro", traduzindo: segundo a Lei da Ação e Reação, o que fizermos no passado, nos trará consequências no futuro, mais simplificado "colhemos exatamente o que plantamos". O filme é uma adaptação do romance Clouds Atlas - Além das nuvens, de David Mitchell. Mostra toda uma gama de conflitos, valores, mitos e um aprofundamentos nos sentimentos mais profundos, complexos e obscuros do ser humano, chegando às vezes a ser assustador. E das consequências das nossa escolhas, naquilo em que acreditamos ou podemos acreditar... é um estilo de filme jamais visto, tudo começa no século XIX e termina em uma era futura pós-apocalíptica, com uma gama enorme de informações, á medida que o filme vai se desenrolando somos bombardeados com infinitos estímulos, acredito que seja um filme para se ver mais de uma vez, tal seu nível de complexidade. "É tudo muito bem costurado, o roteiro é inteligente e nos emociona, diverte e surpreende em uma montanha russa de emoções e percepções sobre a nossa existência. O filme é um vislumbre sobre as conexões entre as pessoas e como uma ação repercute através da eternidade". "Como nossos atos afetam outras pessoas". A fotografia do filme é maravilhosa (Frank Griebe e John Toll). Os cenários são deslumbrantes, os efeitos especiais são de arrepiar e a maquiagem (Daniel Parker, assinou também Guerra ao terror) e Jeremy Woodheard, assinou em V de Vingança e O Senhor dos Anéis) e os figurinos (Kim Barret, de Matrix e Pierre-Yves Gayraud, por Albert Noobs) são perfeitos. Curiosidades: A atriz Natalie Portman estava escalada para dar vida ao personagem Somni 451, mas acabou abandonando o projeto devido a gravidez. O irmãos Wachowski são responsáveis pela trilogia Matrix, que já teve alguns dos atores que atuam neste filme, atuando em outras produções da dupla, como Hugo Weaving em Matrix (início em 1.999) e em V, de Vitória, em 2.006) e Susan Sarandon em Speed Race, ano 2.008. Já o ator Ben Whishaw, por sua vez, repete a dobradinha com Tom Tykwer, ocorrida em Perfume - a história de um assassino (2.006). Em 2.011 o ator Hugo surpreendeu o mercado ao informar que faria 6 personagens no filme e que algo parecido aconteceria com outros membros do elenco. Já Hugh Grant informou que iria interpretar 6 vilões. Assista ao filme, vale a pena.

Tombstone - A justiça está chegando

 
Diretor: George P. Cosmato
Atores: Kurt Russell, Sam Elliot, Bill Paxton, Michael Biehn, Powers Boothe, Sthepen Lang, Dana Delany, Charlton Heston, Billy Zane
Gênero: Faroeste
Duração: 130 minutos


Ano: 1.993                                 

Sinopse: Este é um autêntico faroeste, que conta a maior história dos mitos do velho oeste. Um prestigiado ex-xerife Wyat Earp (Kurt Russell), junto com seus irmãos e Doc Holliday (Val Kilmer), um ás do gatilho, lutam para levar a lei à cidade de Tombstone, dominada por um grupo de foras da lei.

Filme em estilo faroeste em plena década de 90, com elenco surpreendente. Escrito por Kevin Jarre e dirigido por George P. Cosmato, que mostra Tombstone, uma pequena cidade mineradora de prata, localizada no Arizona, no século XIX, que encontra-se em fase de desenvolvimento e apresentando problemas sociais comuns a todas as cidades do velho oeste. Está dominada por um grupo de baderneiros, fora da lei, inclusive, o então famoso, Jhonny Ringo (Michael Biehn), mas tudo começa a mudar com a chegada de Earp (Russell), seus irmãos Virgil e Morgan (Elliot e Paxton respectivamente) e amigo Doc (Kilmer), que inicialmente tinham a intenção de enriquecer anonimamente, após Wyat ter acabado com o crime em Dodge City. Mas tudo muda, pois para um bom convívio social é imprescindível um código de ética e regras, então resolvem moralizar a cidade. O filme é muito bem apresentado, os conflitos pessoais, familiares e sociais, são muito bem colocados, é uma maravilha de ver, ficamos torcendo para que tudo dê certo no final.  Russell está um gato de bigode e expressão de tristeza e sofrimento espelhados nos seus expressivos olhos azuis e Kilmer está fantástico como o irreverente, charmoso e solitário Doc, esbanja talento, dando um "banho de boa interpretação", com uma naturalidade admirável. O filme é uma delícia de ver, do início ao fim, mostra a essência da vida no velho oeste, com pinceladas de humor, romance e drama. O figurino está perfeito, deixando as figuras masculinas extremamente atraentes, com suas roupas escuras e imponentes. Figurino assinado por Joseph A. Porro e William A. Fraker resnsável pela fotografia. Curiosidades: Inicialmente Kevin Jarre seria o diretor de Tombstone, tendo inclusive gravado todas as cenas em que Charlton Heston aparace em cena. Ao ser contratado como diretor, George P. Cosmato fez questão que todos os bigodes  dos personagens e também a iluminação das cenas fossem reais. Robert Mitchum chegou a assinar contrato, mas no primeiro dia das filmagens caiu do cavalo e machucou as costas, sendo forçado a desistir do filme. O personagem que Mitchum interpretava foi retirado da história, sendo que o ator fez a narração no início e no fim do filme. Val Kilmer foi indicado a dois prêmios no MTV Cinema em 1.994.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O vôo


Diretor: Robert Zemeckis
Atores: Denzel Washington, Don Cheadle, Kelly Reilly, John Goodman, Bruce Greenwood
Gênero: Drama
Duração: 138 minutos
Ano: 2.013
                                                           

Sinopse: Whip (Denzel Washington) está separado da esposa e do filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua friez e conhecimento permitiu que uma aterrissagem praticamente impossível, acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na caça pelos culpados da queda e mortes ocorridas. E quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.



Excelente filme, com interpretação espetacular de Denzel Washington, é outro ator a meu ver, que é sempre garantia de bom filme. Neste está brilhante, convincente, parece "viver" o personagem, tal incorporação do seu papel no filme. Mostra a comovente história de um alcoólatra e toxicômano, que se vê envolvido em um acidente de avião, como piloto/capitão e ainda que tenha realizado uma manobra excepcional e evitado a morte da maioria dos passageiros, encontrava-se bêbado durante o processo e então é acusado de homicídio. É uma viagem, um mergulho a seu mundo interno, mostra o drama pessoal de um homem que se tornou um herói nacional: seus conflitos, fragilidades, culpas, mentiras e reflexões sobre suas opções ao longo da vida que escolheu para si e a difícil busca por uma mudança. Curiosidades: o diretor, depois de um longo tempo afastado desse tipo de produção (Naúfrago, em 2.000), volta a gravar os filmes "live action". A s atrizes Olívia Wilde e Dominique McElligot, estiveram cotadas para interpretar a personagem Nicole, que acabou ficando com Kelly Reilley (linda atriz, não me lembrava dela). No filme, os atores Goodman e Washington se reencontram com os Stones, na sua primeira aparição, o personagem de John Goodman está ouvindo "Sympathy for the Devil" dos Rolling Stones. A música também faz parte da trilha de Possuídos (1.998), filme estrelados por ambos. O filme tem duas indicações para o Oscar 2.013, de Melhor Ator, para Denzel Washington e Melhor Roteiro Original, para John Gatins, vamos esperar pelo resultado. Denzel tem um rival de peso, o também super talentoso Daniel Day-Lewis por Lincoln. Veja o filme, recomendo. Comente depois.

O Guarda-costas


Diretor: Mick Jackson
Atores: Kevin Costner, Whitney Houston, Bill Coobs, Tomas Arana, Debbie Reynolds, 
Gênero: Romance
Duração: 129 minutos
Ano: 1.992                                          

Sinopse: Frank Farmer (Kevin Costner), um guarda-costas eficiente e caro, é contratado para proteger Rachel Marron (Whitney Houston), uma grande cantora e atriz, que está recebendo cartas anônimas e ameaçadoras. Frank é um ex agente do Serviço Secreto que ainda não se perdoou do sentimento de culpa em relação à sua inabilidade de proteger o Presidente Reagan, que quase foi assassinado por John Hinckley. Frank e Rachel se apaixonam, mas ele não deixa este amor evoluir, pois quando estão juntos, Rachel fica vulnerável. Paralelamente novos atentados acontecem.


Mais um romance maravilhoso, intenso e íntimo. Vamos sendo arrebatados à medida que o filme vai sendo mostrado, nos apaixonamos pelo casal Rachel (Whitney) e Frank (Kevin), que começam uma relação extremamente profissional, mas que perde a força quando se vêem envolvidos por uma intensa paixão (tudo que não poderia acontecer, pois para Frank Farmer, perfeccionista por natureza, existem três regras que não podem ser transgredidas em sua profissão de especialista em segurança: "nunca a perca de vista, nunca a deixe sem proteção e nunca se apaixone"). Rachel é uma famosa cantora e atriz, vivendo o auge de sua carreira e que sempre teve controle de sua vida glamourosa, no entanto agora e apesar de todos parecem amá-la, está correndo perigo de vida, pois passa a receber ameaças anônimas, a ela e a sua família, e daí é que surge a necessidade de se contratar um guarda-costa, para proteção de todos. O filme traz suspense, emoção, romance, paixão e ainda somos envolvidos por interpretações arrebatadoras de Whitney Houston, com sua voz belíssima, que encanta, como: "I will always love you", "Run to you" e outras, é de arrepiar...Em uma entrevista realizada com Whitney, na época, ela informa que seu desejo foi realizado, pois se pudesse teria escolhido o Kevin Costner, para viver o personagem de Frank. Que maravilha então, não é, que sorte a dela!!! Já eu se estivesse em seu lugar, escolheria para ser o meu guarda-costa, o maravilhoso e completo Mel Gibson (amo aquela voz, olhos e trejeitos/expressões). O filme teve a produção assinadas pelo próprio Kevin Costner, Lawrence Kasdan e Jim Wilson. E a fotografia impecável assinada por Andrew Dunn. Curiosidades: O roteiro do filme foi inicialmente proposto para se tornar um filme na década de 70, quando seria estrelado por Diana Ross e Steve MacQuenn, mas não acabou acontecendo. Foi o primeiro filme estrelado por Whitney. Foi indicado ao Oscar de 1.993 na categoria de Melhor Canção Original, com as músicas "I have Nothing" e "Run to you", que também foram indicadas a o Grammy Awards em 1.994. No MTV Movie Awards houve indicação para Melhor Filme, Melhor Ator (Costner), Melhor Atriz (Whitney) e Melhor Atriz Revelação (Whitney). Ganhou de Melhor Canção para a música "I will always love you", que acabou sendo a trilha sonora mais vendida na história do cinema. "The Bodyguard" é o álbum mais vendido da década de 90 e o 4º álbum mais vendido de todos os tempos.  Não deixe de ver. Comente.

O Hobbit


Diretor: Peter Jackson
Atores: Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Andy Serkis, Manu Benet, Benedict Cumberbatch. Cate Blanchet, Angeline Lilly, Hugo, Orlando Bloom, 
Gênero: Aventura
Duração: 169 minutos
Ano: 2.012                                          

Sinopse: Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no Condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece na sua porta o mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura nunca vista antes, na companhia de vários anões. Bilbo e Gandalf, iniciam sua jornada inesperada na Terra Média. Eles têm por objetivo liberar o Reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.                        
         
                                                                   
Filme excelente, como não poderia deixar de ser, já que é a história antecessora a famosa trilogia O Senhor dos Anéis, que fala um pouco sobre a vida do hobbit Bilbo Bolseiro, o tio de Frodo e de suas aventuras. Filme recheado de efeitos especiais e paisagens belíssimas, ficamos em estado de alerta quase sempre, com a adrenalina a mil por hora, mas também com cenas e sequencias já esperadas (quem já viu os anteriores). Mas vale a pena, a história e a produção são grandiosas, com elenco maravilhoso, alguns já nossos velhos conhecidos, outros novos, mas todos encantadores e escolhidos a dedo, para desempenharem os personagens, como Martin Freeman (Bilbo), escolhido desde o início pelo diretor Peter Jackson, mas estava tendo problema de agenda (gravando na Inglaterra a série, Sherlock), foi então realizado um acordo, iniciariam as filmagens, que seria interrompida por três meses, tempo para que filmasse a série e retornasse a Nova Zelândia. E assim o acordo foi cumprido e temos a oportunidade de ver a perfeita interpretação de Martin (Bilbo). Outros atores foram cogitados para desempenhar o personagem, como: Tobey Maguire, Daniel Radclif, Shia La Beouf, David Tennant, James McAvoy, Erryn Arkin. As filmagens começaram a partir de 20/03/2.011 e duraram 14 meses. Como aconteceu com O Senhor dos Anéis, este que também será uma trilogia (O Hobbit - A desolação de Smaug, em 2.013 e O Hobbit - Lá e de volta outra vez, em 2.014), foi filmado de uma só vez. Os filmes são mais uma adaptação da obra de J.R.R.Tolkien, que chega à telona com um atraso de 09 anos, pois o projeto inicial é de que fosse sequencia da outra trilogia, mas houve um longo período de problemas, na produção, desistência do então diretor Gabriel Del Toro, doença do diretor atual... Bem, enfim chegou e compensou a espera, com uma arte admirável e detalhada, assinada quase que toda, por Daniel Falconer. O filme está indicado ao Oscar 2.013, mas categorias de Melhor Efeitos Visuais, Design de Produção e Melhor Maquiagem e Cabelo. Vamos aguardar para ver os resultados, no dia 24/02. Não deixe de ver, perfeito no seu estilo.