segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Robin Hood - O príncipe dos ladrões



Diretor: Kevin Reynolds
Atores: Kevin Costner, Morgan Freeman, Mary Elisabeth Mastrantonio, Chrsitian Slater, Allan Rickman, Geraldine McEwan, Michael Wincott, Sean Connery, Hugh Laurie, Jack Wild, Brian Blessed
Gênero: Aventura
Duração: 143 minutos


Ano: 1991

Sinopse: Após voltar de uma Cruzada, Robin de Locksley (Kevin Costner), um jovem cavaleiro, descobre que seu pai, Lorde de Locksley (Brian Blessed) foi morto pelos seguidores do Xerife de Notthingam (Allan Rickman), que por sua vez é partidário do Príncipe João, que tudo fará para que Ricardo Coração de Leão (Sean Connery) não volte ao poder. Robin é visado pelos usurpadores e foge, mas sempre acompanhado por Azeem (Morgan Freeman), um mouro que lhe deve a vida. Eles vão para a Floresta Sherwood, onde são atacados por camponeses que, para sobreviver, atacam os asseclas do Xerife. Logo Robin e Azeem se unem ao bando e planejam trazer Ricardo de volta ao poder. Em meio a sua luta, Robin é ajudado por Lady Marian (Mary Elisabeth Mastrantonio), uma bela donzela, por quem se apaixona.

Adoro este filme, que tem Kevin Costner, Morgan Freeman e Allan Rickman, que são atores por quem tenho profunda admiração. Visualmente é lindo, com cenas da natureza incríveis e reconstrução do período medieval impecáveis (castelos, armas, aldeias, tudo perfeito!!!). E como se não bastasse ainda tem uma daquelas músicas que fica para sempre em nossa memória e lembranças. Amo esta música do Brian Adams e Michael Kamen "Everything I do, I do it for you", linda demais!!! Não sendo à toa que ganhou vários prêmios. Kevin Costner estava no seu auge de beleza e atuação, lindo e carismático. Allan Rickman, maravilhoso,  com uma interpretação hilária, como o arrogante, exagerado e cômico, Xerife. E Morgan.como sempre, com sua competência e forte presença cênica, arrasa como Azeen o braço direito de Robin. A equipe técnica foi muito competente, resultando neste belo épico: Diretor de Fotografia, Douglas Milsone; Figurino, de John Bloomfield; Montagem de Peter Boyle e Direção de Arte, de John Graysmark. Um show!!!



Indicações e Premiações: Ao Oscar 1992, teve indicação para Melhor Canção Original, mas perdeu para Beauty and the Best (A Bela e a Fera), cantada por Celine Dion e Peabo Bryson. No BAFTA, venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Rickman) e foi indicado a Melhor Figurino. No Globo de Ouro, teve indicações nas categorias: Melhor Trilha Sonora Original - Cinema e Melhor Canção Original - Cinema (Everything I do) Do it for you. Ao MTV Movie Award,venceu para Melhor Canção Original e teve outras indicações para: Melhor Filme, Ator, Atriz, Vilão, Dupla (Costner e Freeman) e Mais Gostoso (Costner de novo!). No Grammy, venceu na Categoria de Melhor Canção Original, para Cinema e Televisão.
Curiosidades: durante as filmagens surgiram rumores de que o ator, Kevin Costner e o diretor se desentenderam devido à utilização ou não de sotaque britânico nas falas do personagem e Robin de Locksley. Enquanto Costner era a favor, Reynolds era contra, sendo que a opinião do diretor acabou prevalecendo no filme. No trailer do filme, foi incluída uma  cena em que uma micro câmara foi colocada em uma flecha, passando para o expectador qual seria a "visão" desta flecha após ter sido lançada. A cena fez tanto sucesso que acabou sendo incluída no filme. (Realmente é uma cena linda, ficou sendo "a cena", uma das mais marcantes do filme). O ator Sean Connery ganhou 250 mil dólares por apenas 2 dias de filmagem em Robin Hood. Após encerrar o trabalho, Connery doou a quantia que recebeu para instituições de caridade. O papel de Lady Marian seria de Robin Wright Penn, que teve que desistir do papel, porque estava grávida na época das filmagens. Apesar da participação de Connery ter sido pequena, o que para alguns, até descartável, eu acredito que não, com sua presença marcante, enigmática e com aquela voz poderosa, fez toda a diferença, deu um toque mais que especial ao filme.


Recomendo!!! Muito bom para os apreciadores de filmes épicos e de aventura.