domingo, 11 de março de 2018

Manchester à beira mar


Diretor: Kenneth Lonergan
Atores: Casey Afleck, Michelle Williams, Kyle Chandler, Lucas Hedges, Gretchen Mol, C.J. Wilson, Stephen Henderson, Tom Kemp, Mathew Broderick
Gênero: Drama
Duração: 138 minutos
Ano: 2017


Sinopse: Lee Chandles (Casey Afleck) é forçado a retornar para sua cidade natal com o objetivo de tomar conta de seu sobrinho adolescente, após o pai (Kyle Chandler) do rapaz, seu irmão, falecer precocemente. Este retorno ficará ainda mais complicado quando Lee precisar enfrentar as razões que o fizeram ir embora e deixar sua família para trás, anos antes.

Tocante!!! Para resumir numa só palavra. Mexe com nossos sentimentos de muitas formas. O diretor que também assina o roteiro, consegue criar um ambiente tão angustiante, de intensa tristeza, que nos abala profundamente, sem precisar recorrer a cenas melodramáticas. Como o diretor é também dramaturgo com uma grande experiência em teatro, acabou "tirando de letra" este trabalho, que diga-se de passagem, ficou excelente!!!  O filme mostra o retrato de uma vida cotidiana (retrato humano de uma família), repleta de acertos e erros, relacionamentos complexos, perdas e a dificuldade em lidar e enfrentar certas situações. Até a cidade escolhida faz sentido, é pequena, tranquila, serena, mas sem qualquer vida (a cidade como pano de fundo para o que virá) e quando alguém morre, todos ao redor ficam abalados pelo acontecimento trágico, e assim, todos os assuntos não resolvidos vem à tona, principalmente para o personagem de Casey, que é um zelador mal-humorado e introvertido, que vive em Boston e que é surpreendido com uma reviravolta na família e que terá que lidar com assuntos inesperados para ele, com uma sobrecarga de responsabilidades e ainda enfrentar seus próprios problemas (fantasmas do passado) que também não são fáceis. 


O filme tem Trilha Sonora maravilhosa, que vai desde Rock até músicas incidentais, tudo muito bem colocado para enfatizar cada cena. A Fotografia impecável é assinada por Jody Lee Lipes. Teve além de Damon a produção de Kimberly Steward.
O elenco está afinadíssimo e Casey recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator e ganhou merecidamente!!! Seu personagem reflete em tudo: no olhar, postura, expressão; toda angústia, sofrimento, toda dor que sente, mas vai seguindo a vida, enfrentando tudo, da maneira que pode. Está maravilhoso!!!


Curiosidades: O filme estreou no Sundance Film Festival em 2016. É o terceiro filme escrito e dirigido por Lonergan, os outros dois foram Conte comigo (2000) e Margareth (2011). Seria o primeiro trabalho de direção do premiado ator e roteirista Matt Damon, que acabou hesitando e deixando a função para Lonergan, seguindo o projeto como Produtor.
A cidade foi chamada de Manchester até 1989, quando o residente Edward Corley conduz uma campanha altamente controversa para mudar formalmente pata Manchester by the Sea. A ação foi aprovada pela legislatura estadual naquele ano. 
Indicações e Premiações: no Critics Choise Award, foi indicado a Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Lucas Hedges), Atriz Coadjuvante (Michelle Williams). Venceu para Melhor Elenco, Performance Jovem (Lucas Hedges), Roteiro Original e Ator (Casey Afleck). Ao Globo de Ouro, foi indicado para Melhor Filme de Drama, Diretor, Roteiro, Atriz Coadjuvante (Michelle) e venceu para Melhor Ator. Ao Oscar, foi indicado a 6 categorias: Melhor Filme, Diretor, Atriz, Ator Coadjuvante e Roteiro Original. Só venceu para Melhor Ator, Casey Afleck.
Recomendo!!! O filme emociona mesmo!!!