domingo, 1 de fevereiro de 2015

Shakespeare, apaixonado.


Diretor: John Madden
Atores: Joseph Fiennes, Gwyneth Paltrow, Judi Dench, Imelda Stauton, Geofrey Rush, Tom Wikinson, Ben Afleck, Colin Firth, Rupert Everett.
Gênero: Comédia
Duração: 123 minutos        
 

Ano: 1998

Sinopse: William Shakespeare (Joseph Fiennes) precisa escrever uma nova peça de teatro, uma história de amor com fim trágico, mas está sofrendo um bloqueio, somente uma musa inspiradora poderá ajudá-lo. Ao se apaixonar por Lady Viola De Lessers (Gwyneth Paltrow) ele volta  ater inspiração e escreve a peça Romeu e Julieta.Na época as mulheres não podiam interpretar peças de teatro, mas Lady Viola se veste de homem para poder participar da peça de Shakespeare, mas ele acaba se apaixonando por ela,mesmo sendo noiva de Lord Wessex (Colin Firth), nobre dono de terras na Virgínia, que está a procura de dinheiro para voltar para os Estados Unidos, na corte da Rainha Elizabeth I que aprova o casamento arranjado.


Filme apaixonante de ver, com cenas tocantes, engraçadas, picantes, de tudo um pouco. Vemos dança, teatro, relações conturbadas, disputa pelo poder...Tudo compondo uma bela representação do eterno clássico, Romeu e Julieta, sendo encenado e vivido em tempo real. Muuuito bom!!! Uma grande homenagem ao teatro, mostrando que na época (o filme se passa por volta de 1593), era só composto por homens, as mulheres eram proibidas de "tal depravação". O filme tem um elenco maravilhoso, música encantadora e figurino espetacular, assinado por Sandy Powell, então não poderia deixar de ser o sucesso que foi, ganhador de vários Oscar, mito embora para ser sincera, não era o meu preferido, competiu com outros filmes de peso como Elizabeth, A vida é bela, O resgate do solado Ryan e Além da linha vermelha. Partindo da idéia de que o bardo Will deveria estar perdidamente apaixonado para escrever uma peça mostrando um amor que inspira e emociona há séculos, o roteirista  Marc Norman imaginou a situação básica da história do filme.  Várias teorias foram desenvolvidas por estudiosos e biógrafos, muitos envolvendo uma misteriosa "mulher de negro" a quem o poeta faz referência em alguns sonetos, daí surgiu a história dos amores, em paralelo, pois Will era casado e Viola era noiva, então o romance estava condenado, mas fluiu durante um período transformando o amor que sentia em palavras, fazendo surgir o incrível Romeu e Julieta, um amor impossível (a peça era para ser Romeo e Ethel, the Pirate's Daughter). O filme mostra um mundo elisabetano não muito diferente do nosso: o comércio ameaça a criatividade, políticos se envolvem




nas artes e entretenimento, vaidades influenciam comportamentos, crianças são estimuladas pela violência e mulheres fica, sem papel na sociedade. Curiosidades: O diretor acha que "o roteiro conferiu um tratamento travesso a um dos maiores dramaturgos inglês, mas de forma respeitosa, criando uma história bem humorada, irreverente, moderna e romântica. Tanto que o filme tem co-produção dos Estados Unidos e Reino Unido. O filme também trás personagens que realmente existiram,como: o ator inglês Ned Alleyn (Ben Afleck), que acabou sendo um filantropo e patrono das artes; Plilip Henslowe (Rush), antigo servente que se casou com a viúva do patrão e construiu um teatro;  Christopher Marlowe (Everett) autor de tragédias repletas de emoção, cuja morte prematura ampliou o caminho de Shakespeare e outros, mas em compensação Viola, seu noivo e Fennyman não existiram. A equipe de 115 técnicos, sob as ordens de Martin Childs, construiu em apenas oito semanas, 17 prédios, incluindo dois teatros, um prostíbulo, uma taverna, um mercado, o apartamento de Will, além de uma série de ruelas. Mas algumas locações autênticas foram utilizadas, como o Castelo de Brougthon (residência de Viola), a Hatfield (Palácio de Greenwich da Rainha), o campo onde Viola declara o seu amor por Will e o cenário da cena final. Judi Dench ganhou da Miramax a réplica do teatro The Rose, que ela pretende usar de verdade. Premiações: foi indicado ao Oscar 1998 para Melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Rush), Edição, Som, Maquiagem, Fotografia (Richard Greatrex). Venceu nas categorias: Melhor Filme, Atriz (Paltrow), Atriz Coadjuvante (Dench), Roteiro Original, Trilha Sonora Original. No Globo de Ouro, foi indicado a Melhor Diretor, Atriz Coadjuvante (Dench), Ator Coadjuvante (Rush).Vencendo para Melhor Filme de Comédia ou Musical, Atriz (Paltrow) e Roteiro. No BAFTA,venceu em Melhor Filme, Atriz Coadjuvante, Edição, Som, Maquiagem, e Cabelo, Design de Produção e foi indicado nas categorias de Melhor Diretor, Atriz, Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Original, Figurino, Fotografia e Trilha Sonora. No Festival de Berlin, foi indicado ao Urso de Ouro. Não poderia deixar de comentar que neste ano, a nossa gloriosa Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Central do Brasil (com um desempenho brilhante, como tudo que faz), mas infelizmente ainda não foi desta vez que trouxemos este prêmio para o Brasil, mas acredito que vamos chegar lá. Recomendo!!! Assista e comente.