Diretor: Francis Lawrence
Atores: Keanu Reeves, Rachel Weizs, Tilda Swinton, Shia LaBeouf, Djimon Housou, Gavin MacGragor Rossdale, Peter Stormare
Gênero: Terror
Duração:121 minutos
Ano: 2005
Sinopse: John Constantine (Keanu Reeves) é um experiente ocultista e exorcista, que quando adolescente tenta o suicídio,ficando 2 minutos morto. e literalmente no inferno. Já Angela (Rachel Weizs) é uma policial que investiga a misteriosa morte de sua irmã. As investigações levam a um mundo de sonhos, em que precisam lidar com demônios e o Anjo Gabriel.
Filme com enfoque religioso/espírita, apresentando a eterna competição entre o bem e o mal (Deus e o Demônio) e o que tudo isso reflete em nossas vidas e escolhas. Também aborda a questão das doenças mentais e/ou perturbações mentais, terem um fundo espiritual ou pelo menos uma ligação. O filme são contos sobrenaturais baseados na História em Quadrinhos Helblezer, adaptação do personagem da DC Comics, John Constantine, que na verdade é mostrado como o contrário do herói dos quadrinhos: é apresentado como um homem pouco sensível, chegando a ser rude, sem ser arrogante; não é atlético; viciado em cigarro e álcool. Tendo como único poder, conseguir distinguir os "espíritos híbridos" que habitam a Terra (aqueles que servem a Deus a ao Demônio). Também aprendeu através de algumas técnicas, transitar nos dois mundos. Constantine não é propriamente altruísta e nem quer salvar o mundo, deseja salvar apenas a si mesmo. Conheceu o inferno, sobreviveu e então passou a dedicar sua vida a enviar de volta ao seu local de origem, todos os espíritos que de alguma forma ameaçam o Equilíbrio do plano terreno, mas no fundo seu maior desejo é barganhar com Deus, conquistando seu lugar no céu (mesmo sabendo que é um condenado, um suicida). É solitário, meio que vivendo de forma errante, mas que tem seu destino entrelaçado com o personagem de uma policial, assim são,ambos, envolvidos em uma trama bem construída, mas sinistra. ao conhecer uma policial. Reeves revela em uma entrevista para o site Sci Fi Wire,na época das filmagens que: "o seu personagem vive em conflito com sua missão na Terra,
Que é um sujeito nervoso e ambivalente. Que há uma frase no texto que diz: que #Deus tem um plano para cada um de nós#. Algumas pessoas gostam disso,outras não, ma do jeito que vê Constantine, ele é o tipo que não gosta...mas que adora não gostar." Que como o filme e a história são sombrias, a censura acabou ficando por volta de 13/14 anos e sobre o diretor, diz que por ser esterante em longa, esta sendo cuidadoso em dar ao filme uma sensação correta, uma atmosfera de cinema "noir", o que ele acredita ser a abordagem correta para o personagem. E que se o filme for bem aceito, tiver boa bilheteria,poderia até fazer um segundo filme, pois está gostando muito de fazer o personagem. Que para fazer um filme, o texto tem que despertar o seu interesse no sentido de ter um final com uma transformação positiva ou uma redenção, o que acontece com este filme. Ainda que as lutas neste filme sejam mais humanas que espirituais.
O roteiro foi a três mãos: Mark Bomback, Frank A. Capello e Kevin Brodbin e os autores da obra são Jamie Dellano e Garth Enniv. Com Trilha Sonora assinada por Brian Tyler e Diretor de Fotografia (que é linda, com aqueles tons avermelhados e quentes) Philippe Rousselot.
O filme teve uma recepção mista por parte da Crítica Especializada. Alguns gostaram, outros não. Maior crítica de que a história com potencial e visual fascinantes, mas que poderia ter havido um melhor aprofundamento.
Curiosidades: na Revista "Helblazer" na qual são publicadas as histórias do protagonista, John Constantine vive em Liverpool, Inglaterra, no filme, o diretor optou por fazê-lo viver na Califórnia, EUA. O nome do filme era para ter o mesmo nome da Revista, mas foi descartado pelos produtores de vido a ser semelhante a Hellraiser - Renascido do inferno (1987). Houveram baixas no Projeto, inicialmente a direção era para ser de Tarsem Singh, que deixou o projeto após a contratação de Nícolas Cage para interpretar o protagonista principal, pois acreditava que Cage não poderia fazer o filme que desejava. Algumas semanas depois Cage também abandonou o projeto, Sendo Reeves o escolhido para dar vida ao herói polêmico, mas cativante e está impecável, como sempre.
Recomendo. Tem cenas fortes e nos faz pensar sobre nossos valores religiosos.