domingo, 6 de maio de 2012

O Patriota


Diretor: Roland Emmerick
Atores: Mel Gibson, Heath Ledger, Jason Isaacs, Joely Richardson, Chris Cooper, Lisa Brenner, Gregory Smith
Gênero: Épico
Duração: 165 minutos
Ano: 2.000


Sinopse: Benjamin Martin (Gibson) é um herói do conflito entre os Estados Unidos da América e os índios das fronteiras. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1.775 se inicia a guerra que pode dar a independência política aos EUA e ele é chamado a combater, porém recusa. Entretanto, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos (Smith), Martin muda de atitude e se apresenta para combater em busca de vingança pela morte de seu filho. Dessa vez acompanhado por seu idealista e primogênito filho (Ledger).  Mas no decorrer dos combates a guerra se torna mais do que uma vingança, passa a ser um dever patriótico.



Filme impressionante, também estrelado pelo meu querido Mel Gibson, desempenha muito bem o seu papel de líder de uma milícia, que luta bravamente e vence o poderoso e arrogante exército inglês, pelo menos nesta batalha. Benjamim Martin (Gibson), ficou famoso por sua bravura em guerras anteriores, das quais intimamente, não sente orgulho algum, mas foi reconhecido e homenageado pelos seus atos de bravura. Mas se afasta da vida militar e constitui família, tornando-se um agricultor tranquilo e pacato, pai zeloso e devotado. Até se ver obrigado a entrar no conflito, pois a guerra chegou até seu suas terras e para proteger e salvar aqueles a quem mais ama, torna-se o imbatível líder, que consegue através de sua personalidade forte e convincente, transformar camponeses e homens comuns, em bravos combatentes.  Para mim, Gibson continua maravilhoso como sempre, embora tenha que reconhecer que depois de sua interpretação brilhante em Coração Valente, este personagem ficou um pouco apagado. Mas enfim, o filme é um épico, com bela fotografia, figurino impecável, cenas emocionantes e tristes ao mesmo tempo. No geral é um espetáculo grandioso que vale a pena ver, para quem não viu e para quem já assistiu, vale rever uma segunda vez.  O filme teve três indicações ao Oscar de 2.001, de: Melhor Fotografia assinada por Caleb Deschanel, Som e Trilha Sonora Original, mas infelizmente, não ganhou nenhum. Ao MTV Movie Award, Mel Gibson foi indicado na categoria de Melhor Interpretação Masculina.


Curiosidades: para atuar em O Patriota, o ator Gibson recebeu um cachê de 25 milhões de dólares, tornando o primeiro ator da história a receber este valor por um único filme. As filmagens do filme, exigiram 63 atores principais, 95 dublês e 400 figurantes. O roteiro original dizia que O personagem de Gibson, teria seis filhos, mas durante as filmagens, o ator teve seu sétimo filho, então o diretor resolveu homenagear Gibson, seu personagem Benjamin também teria sete filhos.
Recomendado!!!

A condenação


Diretor: Tony Goldwyn
Atores: Hilary Swank, Sam Rockwell, Minnie Drive, Melissa Leo, Conor Donovan, Peter Gallanger
Gênero: Drama
Duração: 107 minutos
Ano: 2.010

Sinopse: Betty Anne (Hilary Swank) e Kenny (Sam Rockwell) são irmãos muito unidos desde a infância. Já adultos, Kenny passa a ser perseguido pela polícia local por já ter ficha suja. A situação se complica quando ele é preso ao ser acusado de ter cometido o assassinato brutal de uma senhora. Betty Anne sempre acreditou na sua inocência e jamais se conformou com a sentença, de prisão perpétua. Sem dinheiro, para pagar um advogado de renome, ela decide voltar a estudar para se formar em Direito. O projeto leva anos, até ser concluído, de forma que possa assumir ela mesma a defesa do irmão em uma tentativa de recorrer da pena.



Filme comovente, Hilary e Rockwell estão impecáveis, como os irmãos Waters, que estavam sempre juntos, na infância e ao longo da vida, mas enquanto Betty Anne trilhou por um caminho mais tranquilo, Kenny estava sempre à volta com a justiça, por ser rebelde de natureza, até se ver condenado por um crime hediondo, do qual não consegue se livrar devido a depoimentos de pessoas muito próximas a ele, até mesmo da mãe de sua única filha. Ao ser condenado à prisão perpétua, sua irmã faz tudo para ajudá-lo, buscando meios de recorrer. Por fim resolve ela mesma fazer a defesa do irmão. Volta a estudar e se torna uma aplicada advogada e com a apoio de uma amiga (Drive), consegue mudar a história do irmão.


História linda, que nos fala de união, confiança, perseverança, força e fé. Betty Anne nunca deixou de acreditar na inocência do irmão e acaba abrindo mão de sua própria vida para salvar a dele. Dedicou bons anos de sua vida como mulher, mãe, dona de casa e tudo mais para livrar seu irmão daquela condenação. O Filme baseado em fatos reais.
O filme ganhou o Prêmio do Sindicato do Atores para Melhor Atriz Hilary. E ao Critic's Choice Award de Melhor Ator Coadjuvante.
Vale a pena ver.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Advogado do Diabo



Direção: Taylor Hckford
Atores: Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron, Jeffrey Jones, Judith Ivey, Connie Nielsen, Craig T. Nelson, Tamara Tunie, Ruben Santiago-Hudson, Débra Monk e outros
Gênero: Drama e Terror
Duração: 143 minutos
Ano: 1.997

Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves, de Reação em cadeia, Velocidade Máxima), é um homem de sucesso dentro e fora do tribunal. Um jovem advogado de defesa da pequena cidade da Flórida, que nunca perdeu uma causa por pior que seja o crime cometido por seus clientes. John Milton (Al Pacino, de Fogo contra Fogo, Perfume de Mulher), é o misterioso e brilhante presidente de uma poderosa firma de advocacia com interesses em clientes no mundo inteiro. O que há de comum entre eles, dois homens? Uma tentadora oferta de trabalho, a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas e um segredo que irá transformar a vida de Kevin em uma viagem ao inferno.


Adorei este filme, com interpretações soberbas de Reeves e Pacino (como não poderia deixar de ser), que relata a eterna luta entre o bem e o mal, mas de forma muito sútil e bem construída. Induz a que façamos uma reflexão profunda sobre nossos valores morais.  Mostra principalmente de que somos pessoas que temos o famoso livre-arbítrio (fazemos escolhas o tempo todo), mas também teremos que responder por elas. Tudo tem um "preço", não temos como fugir "dele" e teremos de pagar por "ele". E de como somos tentados pelos ditos pecados capitais, neste caso, pela vaidade e soberba. No filme Kevin (Reeves) acredita que está acima do bem e do mal, que por ser um advogado extremamente competente, ambicioso e que funciona muito bem sob pressão, poderá alcançar tudo que desejar, que a vida será só prazer, realizações e beleza. Mas não sabe ainda que, para ter o sucesso que deseja, terá que abrir mão do amor e de sua esposa (Theron, belíssima, como sempre).


Muiiiiiito bom!!! Ficamos surpresos com o desenrolar da história e com o desfecho final.
Assista e comente!!!

Os Vingadores



Direção: Joss Whedon
Atores: Samuel Lee Jackson, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hensworth, Chris Evans, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Paul Bettany, Stellan Skargard, Clark Greg, Lou Ferrigno, Jenny Agutter, Gwyneth Paltron
Gênero: Aventura
Duração: 142 minutos
Ano: 2.012


Sinopse: Quando um inimigo inesperado surge ameaçando a segurança global, Nick Futy (Jackson), diretor da agência internacional da paz conhecida com SHIELD, recruta uma ousada equipe para livrar o mundo de uma possível destruição: Homem de Ferro (Downey Jr.), Capitão América (Evans), Thor (Hensworth), Hulck (Ruffalo), Gavião Arqueiro (Renner) e a Viúva Negra (Johansson). Baseado na popular série de revistas em quadrinho da Marvel The Avengers, publicada pela primeira vez em 1.963, e desde então uma instituição.



Filme com produção impecável, efeitos especiais espetaculares, com história não inédita, mas muito bem apresentada, com diálogos cômicos e inteligentes: nosso planeta ameaçado por forças alienígenas, mas não desconhecidas, Loki, o magnífico meio irmão de Thor (que continua a roubar a cena, Hiddleston faz novamente uma atuação brilhante), que foi banido de Asgard, faz pactos com seres de outros planetas (das trevas, como não poderia deixar de ser) e planeja ser o Rei Todo Poderoso do Universo, pois além de destruir a Terra, ainda se vingaria de seu irmão do qual tem uma relação de amor e ódio, mas que ao mesmo tempo inveja. Com a desculpa de que para alcançar o poder, precisa resgatar o cubo com poderes incomensurável, que foi deixado da última vez da visita dele e do irmão à Terra, abre o portal para que outros seres invadam nosso planeta. Daí inicia a luta pela defesa do nosso mundo. Inicialmente, sem muita motivação pelos heróis: Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulck e os mortais, mas não menos talentosos: a Viúva Negra e Gavião Arqueiro. Devido a seus conflitos pessoais e em função da grandiosidade de seus egos, os personagens acabam por não se afinarem inicialmente por também não estarem acostumados a trabalharem juntos, mas no decorrer do conflito, a questão passa a ser de honra, deixam de brigar entre si e passam a trabalhar em equipe, o que funciona perfeitamente. O filme é muito bom, uma delícia de ver, o tempo passa e nem se percebe, principalmente em 3 D, com cenas mais "próximas", sem falar no desfiles de beldades da espécime masculina, nunca havia visto nada igual, formam um belo time!!!


A produção começou em abril de 2011 em Albuquerque, Novo México, antes de se mudar para Cleveland, Ohio, em agosto e Nova York em setembro. O filme foi convertido em 3D na pós-produção.
Foi baseado na história de Zak Penn e trazido para o cinema por Stan Lee e Jack Kirby. Roteiro de Josh Whedon. Direção de Arte: BenjaminEdelberg, Gregory S. Hooper, William O. Hunter e Randy Moore. Fotografia assinado por Seamus McGarvey. Figurino de Alexandra Byrne. Edição de Paul Rubell e Jeffrey Ford. Produção Executiva de Victoria Alonso, Louis D'Esposito, Jon Favreau, Alan Fine, Jeremy Latcham, Stan Lee e Patricia Witcher.
Os Vingadores arrecadou mais de US$1,5 bilhão em todo o mundo, ocupando a terceira posição de maior bilheteria durante sua turnê, assim como a primeira produção da Marvel a gerar US$ 1 bilhão em vendas de ingressos e a maior bilheteria de filmes de Super-heróis. Atualmente, é o sexto filme de maior bilheteria de todos os tempos, ficando atrás apenas de Avatar, Titanic, Star Wars: The Force Awakens e Jurassic World.
Não deixe de assistir! Imperdível!!!