sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Quatro casamentos e um funeral


 Diretor: Mike Newell
Atores: Hugh Grant, Andie MacDowell, Simon Calow, John Hannah, Kristin Scott Thomas,  Rowan Atkinson, Charlotte Coleman, Emily Morgan, Jeremy Kemp.
Gênero: Comédia
Duração: 117 minutos

Ano: 1.993                                        

Sinopse: O filme apresenta a divertida descrição de pessoas se casando e...não se casando. Esta multifacetada construção está recheada de loucura matrimonial. A pesar de ser bonitão e charmoso, com muitas mulheres atrás dele, Charle (Grant), um londrino de 32 anos, não está interessado em se comprometer. Mas tudo muda quando ele conhece uma americana independente chamada Carrie (MacDowell). Instantaneamente "fisgado", Charle começa a persegui-la, mas acaba descobrindo que ela esta pronta e comprometida...com outro alguém.


Filme excelente que faz uma crítica ao casamento tradicional, do casamento como uma instituição e não quando se tem um compromisso de corpo e alma. Com um elenco, basicamente inglês, que dão um banho de interpretação e colocam muito bem a situação de encontros e desencontros, das dúvidas que surgem de quando se está "pronto" para assumir algo com mais profundidade e não somente sucumbir a uma pressão familiar ou social. Tudo com uma pitada de humor na medida certa, é uma "comédia verdadeiramente romântica" (Revista Variety). O filme fez um sucesso estrondoso no mundo todo e principalmente na Inglaterra, que até 1.999 foi a maior bilheteria da história do cinema no país. E o mais irônico é que o orçamento do filme era tão pequeno que, no casamento escocês mostrado no filme, não foi realizado na Escócia e os extras que participaram do filme tiveram que levar para as filmagens o seu próprio terno, nas cenas em que ocorrem o casamento. Durante a cena do funeral o ator John Hannah declama um poema maravilhoso sobre a perda de um grande amor, poema da escritora Wystan H. Auden. Com figurino que chama a atenção pelo bom gosto, assinado por Lindy Hemming. E a música que foi amplamente tocada, linda de Wet Wet Wet, Love is All around, simplesmente inesquecível e marcante, assim como a cena dos casal Charle e Carrie na chuva. O filme foi indicado ao Oscar 1.995 a Melhor Filme e Roteiro Adaptado. Ao BAFTA, que é uma premiação do Reino Unido, o filme venceu nas categorias de Melhor Ator para Hugh Grant, Filme e Atriz Coadjuvante para Kristen Scott Tumas. E teve indicação ainda para Ator Coadjuvante (Simon Calow e John Hannah), Atriz Coadjuvante para Charlotte Coleman, Figurino, Montagem, Roteiro Original e Música. Ganhou o Prêmio César 1.995 (França), de Melhor Filme Estrangeiro. No Globo de Ouro 1.995, venceu na categoria de Melhor Ator - comédia, para Grant e indicado a Melhor Filme Comédia/Musical, Atriz para MacDowell e Roteiro de Cinema. Curiosidades: Esta é a segunda vez que os atores Hugh Grant e Kristin Scott Thomas atuaram juntos, a anterior fora em Lua de Fel (1.992). A atriz Kristin dublou a própria voz na versão francesa do filme. Veja e depois comente, você não vai se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário