terça-feira, 16 de julho de 2013

Sleepers - A vingança adormecida



Diretor: Barry Levinson
Atores: Robert De Niro, Dustin Hoffman, Kevin Bacon, Brad Pitt, Jason Patric, Billy Crudup, Minnie Driver, Ron Eldard
Gênero: Drama                                     
Duração: 147 minutos
Ano: 1.996                              

Sinopse: Uma farra de juventude num bairro de Nova York tem como resultado um drástico erro da justiça: o grupo é condenado a cumprir um ano de prisão. Os quatro garotos tornam-se vítimas das obsessões e loucuras dos guardas do reformatório, um jeito muito duro e inesquecível de entrar na adolescência. Quinze anos mais tarde, eles têm a oportunidade de se vingar, recorrendo à mesma justiça deficiente que os condenou. Situações de tensão quase insuportável transformam o filme num "triller" eletrizante, repleto de suspense e ação que vai prender a atenção do começo ao fim.




Filme emocionante, maravilhoso do início ao fim, chocante!!! Com interpretações memoráveis dos elenco, que além dos veteranos De Niro e Hoffman, contavam com praticamente iniciantes e desconhecidos com Brad e Patric, sem falar no estreante Billy Crudup. Todos deram ao filme uma dramaticidade quase que real, comovente e dramática. O filme mostra a transformação da ingenuidade infantil, num rancor assassino. Foi baseado no livro Sleepers de Lorenzo Cercaterra, que sempre alegou que viveu a história, era então um relato pessoal, pautado em fatos reais. O que inicia com um enfoque saudosista, nostálgico de quatro companheiros inseparáveis que estão sempre a procura de aventuras juvenis, mas que um grave acidente leva os quatro a viver num inferno (reformatório) e que muda radicalmente suas vidas e no futuro, cada um apresenta suas escolhas de vida e marcas psicológicas, em função dos momentos de sofrimento que sofreram. Curiosidades: o escritor Lorenzo, sempre afirmou que os acontecimentos do livro eram reais, retratos de sua vivência, mas nunca foi confirmada, quando jornalistas fizeram uma investigação nos registros
penais da época. Tempos depois, Lorenzo comenta que a história contada no livro é fictícia, que foi apenas um golpe de publicidade. Este foi o primeiro de três filmes em que Hoffman e De Niro atuam juntos: Mera coincidência em 1.997 e Entrando numa fria maior ainda em 2.004. O ator Kevin Bacon em momento algum encontrou os atores De Niro e Hoffman nos sets de filmagem, devido a programação de cada ator para rodar suas cenas no filme.
Foi indicado ao Oscar de 1.997, na categoria de Melhor Música Original de Drama, de John Williams.
Assista e comente. Recomendadíssimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário