domingo, 1 de setembro de 2013

Círculo de fogo


 Diretor: Guilhermo Del Toro
Atores: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi, Charlie Day, Max Martini, Ron Perlman, Clifton Collins Jr., Timothy Gibbs, Joe Pingue
Gênero: Aventura
Duração: 130 minutos        


Ano: 2013

Sinopse: Quando várias criaturas monstruosas conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolveu uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insignificantes para derrotar os Kaijus. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).



Mais uma grande mega produção Hollywoodiana, recheada de efeitos especiais, filme para se ver em 3D, mostra uma visão diferenciada de como seremos atingidos pelos tão falados alienígenas, nada do que poderíamos imaginar. O filme pretende ser uma homenagem aos filmes japoneses, com criaturas gigantescas. Del Toro descreveu seu filme como: uma bela homenagem aos monstros gigantes, ele seria inicialmente só o roteirista e produtor, mas após abandonar outro projeto, foi escolhido também para assumir a direção. "Para enfrentar monstros, nós criamos monstros". É um longa muito bem conduzido e pensado de forma inteligente, tem boas sequências de ação, é possível manter o interesse pelos robôs e pelos alienígenas, e até mesmo pelos personagens secundários Os atores masculinos são de tirar o fôlego, o diretor mexicano Guilhermo Del Toro, que é muito conhecido por ser um exímio contador de histórias (Cronos - 1990, Blade 2 - 2002, Helboy - 2004, O Labirinto do Fauno - 2.009). Neste filme, Del Toro, não coloca os humanos como centro das atenções, elas são protegidas pelos protagonistas (de múltiplas nacionalidades e que lidam com temas como luto, traumas e aceitação da morte), que são conectados aos robôs gigantes. É uma obra dinâmica, com fotografia e colorido visualmente lindos, mas o filme peca por não empolgar, faltando algo que faça com que não tiremos os olhos da telona, apesar da história ser inédita, é previsível! Podemos facilmente reconhecer a lógica, a sequência dos acontecimentos. O que me surpreendeu na história, foi a colocação de uma figura feminina (Rinko), sendo respeitada por todos, por ser focada e determinada, num universo exclusivamente masculino. Gostei!!! Curiosidades: inicialmente Tom Cruise esteve cotado para o personagem Stacker Pentecost, mas acabou ficando com Idris Elba. A parceria de Del Toro com o ator Ron Perlman é antiga, já trabalharam juntos em Cronos, Blade 2, Helboy, Helboy e o exército dourado em 2008. É o filme mais caro dirigido por Del Toro, que também optou por técnicas tradicionais de animação para dar vida aos robôs do filme, sendo convertido para 3D na pós produção. Os termos usados no filme: Jaeger é uma palavra alemã que significa "caçador", enquanto Kaiju vem do japonês e literalmente se traduz como "besta gigante" ou "bicho estranho". Assista e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário