domingo, 7 de junho de 2015

Mesmo se nada de certo


Diretor: John Carney
Atores: Keira Knightley, Mark Ruffalo, James Corden, Haille Steinfield, Yasin Bay, Adam Levine, Catherine Keener, Aya Cash
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos               

Ano: 2014

Sinopse: Uma cantora inglesa, Gretta (Keira Kinghtley) se muda para Nova York, mas logo após chegar ao local, seu namorado americano decide terminar o relacionamento. Em plena crise, ela começa a cantar em bares, até ser descoberta por um produtor de disco, Dan (Mark Ruffalo), certo de que ela vai se tornar uma estrela. 



Doce e tocante!!! Desperta sentimentos que enternecem os nossos corações. O diretor não pretende contar a história de pessoas vencedoras (ao contrário, onde praticamente todos os personagens são perdedores e estão em crise), de seus sucessos, mas sim de pessoas que de alguma forma e até surpreendente encontram um caminho, ajudando-se mutuamente a encontrar a direção para uma vida mais satisfatória, não necessariamente de riqueza e sucesso. Dan (Ruffalo) é um produtor musical decadente, falido, divorciado e caminhando para o alcoolismo, Gretta (Keira), que apesar de ser talentosa cantora e compositora, leva o fora do namorado e parceiro no mundo da música. Steve (Corden) é um brilhante músico, mas vive das moedas que ganha nas ruas. Violet (filha de Dan), é uma adolescente pouco popular e ignorada pelos garotos da escola. Mirian (Keener), mãe de Violet, apostou tudo em uma paixão fugaz que não foi para nada. Enfim, todos tem uma história triste e complicada para contar e de uma forma bem tocante, acabam por se ajudar, resgatando e elevando suas autoestima e a fé em si mesmos. O diretor John Carney era baixista do The Farmes, um influente grupo de cena irlandesa; para ele "a música leva ao autoconhecimento e esse é o caminho para a evolução". Então escreveu o roteiro em 2010 e chamou Gregg Alexander para compor a maioria das músicas do filme. Mas já pensava na história  há vários anos antes de escrever, pois em parte,o roteiro foi inspirado em suas próprias experiências como músico e de sua impressão dos artistas e repertório e suas relações com executivos de gravadoras durante a década de 1990. Ele queria "trabalhar a música em torno da história, em vez do contrário".


 O estilo do roteiro com canções como elemento natural da história, foi inspirado no filme de 1954, A Star is Born, e também foi empregado num filme anterior de Carney, Onde, lançado em 2007. O filme estreou em 07/09/2013, no Toronto Internacional Film Festival e recebeu, de modo geral, críticas muito positivas. Curiosidades. antes de lançar Keira como Gretta, Carney considerou lançar uma cantora pop, como Adelle, no papel principal, bem como uma séire de outras atrizes, incluindo Scarlett Johansson, que estava ligada ao projeto. Keira, que nunca havia cantado profissionalmente antes, preparou-se para o papel, tendo aulas com um preparador vocal e um professor de guitarra. Já Mark Ruffalo foi a primeira escolha de Carney, para o papel de Dan, que concordou em estrelar o filme, assim que leu o primeiro rascunho do roteiro enviado pelo diretor. O cantor Adam Levine (vocalista da atual banda de sucesso Maroon 5), também era a única pessoas que Carney imaginava para viver Dave Kohl, e ganhou o papel depois de conversarem pelo Skipe, sendo sua estréia como ator. E ainda se recusou a ser pago para aparecer no filme. Carney ainda conversou com James Corden, para fazer parte do filme, depois de admirá-lo em uma produção da Broadway, On Man, Two Guvnors. A fotografia é maravilhosa, de Yaron Orback, começou em Nova York,em 02 de julho de 2012 e durou 23 dias. Carney escolheu filmar em bairros menos conhecidos de Manhattan, que seria mais reconhecidos pelos oradores, que turistas. Porém, pode-se notar locais mais específicos como: Greenwich Village, O East Village, Times Square e Washington Square Park. As músicas são lindas, principalmente a Lost Stars, que foi indicada ao Oscar 2015, como Melhor Trilha Sonora, cantada por Adam Levine.
Recomendo!!! Muito original e sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário