quinta-feira, 15 de junho de 2017

La la land - cantando estações


Diretor: Damien Chazelle
Atores: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend, J.K. Simmoms, Rosemarie DeWitt, Finn Wittrock, Callie Hernadez, Jessica Rotle, Tom Everett Scott
Gênero: Musical
Duração: 128 minutos
Ano: 2017



Sinopse: Ao chegar a Los Angeles, o pianista de Jazz, Sebastian (Ryan Gosling), conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem fama e sucesso.

Filme visualmente lindo e musicalmente encantador, mas não é tudo o que se esperava e principalmente a ter 14 indicações ao Oscar 2017. Achei demais!!! Igualando os recordes de A malvada (1950) e Titanic (1997). O jovem diretor e produtor Chazelle, idealizou o roteiro em 2010,  mas não conseguiu um estúdio disposto a financiá-lo, mas depois do sucesso de Whiplash (filme que dirigiu em 2014), tudo mudou. Sua idéia para o filme, era de "retomar o velho estilo musical, mas acrescentar elementos verossímeis da vida real". Assim como "homenagear pessoas que se mudam para Los Angeles para perseguir seus sonhos". Acaba abordando também a luta dos artistas a conciliar seus sonhos com as necessidades humanas, da vida real, mostrando um mercado extremamente concorrido.


 O significado de La la land, significa: fora da realidade. O filme estreou no Festival de Veneza em 31/08/2016 e teve uma boa aceitação pelo público em geral e pelos críticos, sendo indicado a várias premiações. Filmado em 6 semanas durante o verão de 2015, sendo que dois lugares foram reabertos para que fosse possível realizar as filmagens: o Rialto Theatre, no Sul de Pasadena, fechado desde 20117 e a Ferroviária Angels, de Los Angeles, que estava inoperante desde 2013. E em muitos outros pontos turísticos conhecidos da cidade. Sendo que as cenas de estúdio foram gravados no mesmo espaço dos clássicos da MGM, como Cantando na chuva (1952) e O mágico de Oz (1939). O filme retrata o encontro e desencontros do casal principal, na tentativa de viver o grande amor que sentem, mas conciliando este profundo sentimento com suas carreiras, tão arduamente conquistadas.


O filme teve indicações ao Oscar 17, para Melhor Filme, Ator, Roteiro Original, Edição, Designer de Produção (David Wasco), Figurino, Edição de Som e Mixagem de Som. Vencendo para Melhor Diretor, Atriz, Trilha Sonora, Canção Original (City of Stars, realmente bela), mas tendo outras lindas como A lovely nigth, Direção de Arte e Fotografia (Linus Sandgreen), que esta realmente linda, com um colorido todo especial em algumas cenas, tanto diurnas como noturnas. Foi recordista no Globo de Ouro, vencendo 7 das 7 indicações: Melhor Filme Comédia ou Musical, Diretor, Ator em Comédia ou Musical, Atriz, em Comédia ou Musical, Roteiro, Trilha Sonora e Canção Original, No BAFTA, conquistando 5 prêmios, das 11  indicadas, entre elas, Melhor Filme, Diretor, Atriz. No Critics Choise Awards, conquistou 8 prêmios. O figurino é maravilhoso, assinado por Mary Zophres, que compôs um visual divino aos personagens.



Curiosidades: Emma Watson foi cogitada para o papel de Mia, mas teve que abandonar o projeto por causa das produções de A Bela e a Fera. Já Gosling recusou o papel de Fera, para fazer o personagem de La la land.. Outra atriz que também chegou até a ensaiar as coreografias foi Mandy Moore,mas acabou deixando o projeto. Todas as performances do piano no filme, foram gravadas pelo pianista Randy Kereber durante a pré-produção. Depois Ryan Gosling teve aulas intensivas de piano, e no período de gravação do filme, já era capaz de tocar todas as músicas no piano, sem necessitar do uso do dublê. O cantor e pianista John Legend teve que aprender a tocar violão para interpretar o seu papel na trama. As músicas são realmente lindas, tendo como Diretor Musical e responsável: Justin Hurwitz, com letras de Benj Pasek e Justin Paul.
Recomendo para quem gosta do estilo. Comente depois.

Um comentário:

  1. Quero dizer-lhe que adoro os filmes porque são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador.Desde que vi o elenco de La La Land imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Ryan Gosling, é muito comprometido. Ele recentemente atuou em Blade Runner 2049. É um dos Melhores Filmes de drama, e vale muito la pena ver, os recomendo muito.

    ResponderExcluir