domingo, 12 de maio de 2019

O cheiro de papaya verde


Diretor: Tran Anh Hung
Atores: Tran Nu Yên Khê, Lu Man San,  Truong Ti Loc, Ahn Hoa Nguyen, Vantha Talisman, Vuong Hoahoi
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos
Ano: 1993


Sinopse: Mui, uma camponesa de 10 anos é contratada para trabalhar como serva na casa de uma família abastada do Vietnã. De temperamento dócil, a menina conquista a matriarca da família, que a vê, como uma substituta da filha, que morreu a sete anos. Enquanto Mui se transforma em uma bela mulher, a situação da família se complica e ela é encaminhada para um novo patrão, um jovem pianista que esta prestes a se casar e Mui se apaixona pela primeira vez.

Este filme é uma poesia, tocante em sua simplicidade, mas marcante em relação aos sentimentos que são despertados e acordados no expectador. É uma obra de arte de tão primoroso, semelhante a um pintor que vai pintando seu quadro de maior expressão e vai se apaixonando por ele. O filme aborda o contraste da existência humana, passado em residências abastadas e tendo ao fundo som naturais de pássaros, insetos e grilos,vai mostrando a idéia da simplicidade para se chegar à felicidade em detrimento de uma vida mais cheia de luxo, mas carente de valores que levam a uma real satisfação e contentamento da alma. A garota de apenas 10 anos Mui, que tem que trabalhar duro para viver, onde seu cotidiano é pesado, mas sua forma de encarar e vivenciar o mundo é de uma riqueza enorme, pois aprendeu talvez de modo inconsciente a valorizar o que tem, um mundo cheio de pequenas riquezas e demonstra satisfação em tudo que faz, sempre alegre, observadora e solidária, que encanta a quase todos. E com seu temperamento doce e sereno realiza conquistas certamente inimagináveis para ela inicialmente. Cresce como pessoa e nos ensina a pensar em como lidamos com os desafios a nossa volta. O tempo vai passando e quando fica adulta, é o cheiro do papaya verde, que faz com que aconteça um retorno ao seu passado e às suas memórias mais antigas.


Filme lindo demais!!! Desde a primeira vez que assisti, fiquei encantada e me fez refletir muito e entender o valor de nossas memórias. Eu posso dizer que tenho memórias privilegiadas e uma delas é a olfativas, às vezes sou levada a profundeza das minhas lembranças infantis, como por exemplo, quando vejo e sinto o cheiro de carambola, automaticamente e magicamente sou remetida à casa da minha Avó materna Maria, que residia em Araçatuba, interior da Região Noroeste do Estado e São Paulo, que tinha um pé desta fruta, bem na entrada de sua chácara. Adorava sentir o cheiro delas e também tomar seu suco maravilhoso. Até hoje, basta sentir este cheiro e parece que estou chegando, sendo levada até a casa aconchegante e receptiva da minha Vózinha. Memórias inesquecíveis!!!
Também acho que foi a primeira vez que ouvi a música Claire de Lune, de Claude Debussy e fiquei impressionada, como fundo para marcar a fase adulta de Mui. Nunca me esqueci desta música, anos depois é que fui descobrir o seu nome e autor. Mas desde então, sou completamente apaixonada por ela.
E para não deixar de registrar, foi também a primeira vez que vi um filme sobre a cultura mais familiar do Vietnã, antes só tinha visto sobre a guerra. E observei o quanto o Oriente também tem uma cultura machista. Acreditava que era só no nosso país, mas me dei conta de que não, está presente no mundo todo. A diferença é que em algumas culturas é mais disfarçado/dissimulado enquanto que em outras é mais escancarado, extremamente visível.
Tem a Fotografia assinada por Benoit Delhomme,Edição de Nicole Dedieu, Música de Tiet Ton-That e Figurinista responsável Jean-Philipe Abril.


O filme foi indicado ao Oscar de 1994, para Melhor Filme Estrangeiro (Franco vietnamita).
Curiosidades: foi o primeiro filme de seu país a concorrer a um Oscar. Foi vencedor da Câmera de Ouro no Festival de Cannes. Venceu o César como Melhor Trabalho de Estréia,concedido a Tran Anh Hung. Embora se passe no Vietnã, foi filmado na França.
Foi um filme que agradou o mundo, na sua época. Para mim, maravilhoso e encantador como foi Cinema Paradiso, que reforçou a idéia de que um grande filme, não necessariamente tem que ser realizado com um grande orçamento.
Recomendadíssimo!!! Não irá se arrepender!!!
Comente depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário