domingo, 29 de setembro de 2019

O céu pode esperar


 Diretor: Warren Beatty e Buck Henry
Atores: Warren Beatty, Julie Christie, James Mason, Jack Warden, Charles Grodin, Dyan Cannon, Buck Henry
Gênero: Comédia
Duração: 101 minutos
Ano: 1978


Sinopse: Joe Pendleton (Warren Beatty) jogador do Time de Futebol Americano Los Angeles Rams, morre em um acidente de carro. Na vida após a morte, Joe descobre que seu Anjo Guardião o tirou de seu corpo prematuramente, e ele ainda tem mais anos para viver na Terra. Incapaz de retornar para seu corpo, Joe assume a forma de um ganancioso multimilionário, Léo Farnsworth. Como Léo, Joe tenta voltar para o futebol e conhece e se encanta por uma ativista ambiental, Betty Logan (Julie Christie).


Uma delícia de ver, divertido e intrigante ao mesmo tempo. Baseado na peça dede Harry Segall. E é uma refilmagem do Que o céu espere, de 1941, com Robert Montgomery e Claude Rains, nos papéis que foram de Beatty e Mason, mas apesar de ser um remack, vários personagens e situações são completamente novos, não repetindo a versão de Alexander Hall, apesar de alguns detalhes conservados, como o fato de, nos dois filmes, os protagonista também ser músico, além de atleta. O personagem Joe, é mandado acidentalmente para o Paraíso, décadas antes de sua hora (na época não conhecia o Espiritismo codificado por Allan Kardec e hoje sei que este erro, não é possível), por um Anjo ansioso. Quando o erro é percebido, ele tenta voltar para a Terra, e descobre que seu corpo foi cremado, e não teria como voltar. Interessante, pois segundo o Espiritismo, reencarnamos de novo na Terra, mas nunca com o mesmo corpo, a mesma roupagem, nascemos as vezes num local, diferente em condições muito adversas da anterior: não tendo o mesmo porte físico, saúde, condição sócio econômica e cultural e até mesmo podemos ter gênero diferente. Então, no filme Joe (dedicado Quaterback, em preparação para uma super disputa, o Superbowl) provisoriamente começa a habitar o corpo de um mega industrial que faleceu. Mas agora, suas atitudes são muito diferentes, claro, do antigo industrial e aí começam os muitos e hilários conflitos.
Com música de Dave Grusin. Direção de Fotografia, assinada por William A. Fraker.
Este filme concorreu a várias categorias, ao Oscar 1978, mas concorreu com grandes filmes também, como O franco atirador (vencedor), Amargo regresso, O expresso da meia noite e Uma mulher descasada (este não vi). Realmente assim ficou difícil!!!


Adoro a cena de Déjà vu (é um galicismo que descreve a reação psicológica da transmissão de ideias de que já se esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoas, ou outro elemento externo. O termo é uma expressão da língua francesa que significa: "Já visto”). 
Faz com que pensemos em muitas situações já vividas por nós mesmos, em algum momento de nossa existência. E fica a pergunta que não quer calar, será que é sou um fenômeno? Ou uma recordação de uma outra existência, em outro tempo???


As indicações foram para Melhor Filme, Ator, Diretor, Ator Coadjuvante (Jack Warden), Atriz Coadjuvante (Dyan Cannon), Música Original (perdeu para nada mais, nada menos que Giorgio Moroder em O expresso da meia noite), Roteiro Adaptado e Fotografia. Vencendo na categoria de Direção de Arte (Paul Sylbert e Edwin O'Donovan). Ao Globo de Ouro, venceu nas categorias  de Melhor Filme Comédia/Musical, Ator em Comédia /Musical (Beaty) e Atriz Coadjuvante em Comédia /Musical (Dyan Cannon).
Curiosidades: Beatty neste filme é produtor, co-diretor e co-roteirista junto com Elaine May.
Houveram 3 versões: a primeira já citada em 1941: Que espere o céu e uma nova versão produzida em 2001,  de Chris Weitz e Paul Weitz, com Chris Rock, Regina King e Chazz Palminteri.
Inicialmente era intenção de Beatty,que o protagonista fosse novamente um boxeador e ser interpretado por Muhammad Ali. Porém devido a problemas na agenda de Ali, Beatty refez o roteiro de forma a transformar o personagem em um jogador de futebol americano, para que ele mesmo pudesse interpretá-lo.
Recomendo!!! Os fãs do estilo vão amar, como eu. Assista e comente!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário