terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Hurricane - O furação


Diretor: Norman Jewison

Atores: Denzel Whasington, Deborah Kara Unger, Vicellos Shannon, Liev Scheiber, John Hannah, Debi Morgan, Clancy Brrow

Gênero: Biografia

Duração: 140 minutos

Ano: 1999

Sinopse: Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter (Denzel Whasington) era forte candidato ao título mundia de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Quando estava indo para casa em seu carro, com um amigo e passando perto do local do crime, um bar em Peterson (Nova Jersey), Carter é erroneamente preso como um dos assassinos, de um triplo assassinato e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial em que conta todo o seu caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn chamado Lesra Martin (Vicellos Shannon) e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.

Bem, este é mais um filme interpretado pelo maravilhosos, em todos os sentidos, Denzel Whasington. Além de excelente ator, é lindo e puro charme. E só para não contrariar esta excelente na pele do boxeador Rubin Carter. O filme conta sua trajetória, do apogeu no esporte a tragédia de ser preso injustamente, mostrando mais uma vez a questão do racismo e preconceito nos EUA, nada ficou muito claro no rápido julgamento que tiveram, passaram tranquilamente por detectores de mentiras, foram declarados culpados por um jurado todo composto por pessoas brancas e nem mesmo as testemunhas afirmaram com certeza reconhecê-lo ou ao seu amigo John Artis e ainda assim, foram condenados. Também aborda a superação de Rubin, quando aceita a sua condição e busca de forma mais saudável e produtiva, expurgar toda a sua dor e indignação, assim resolve "falar" de seu sofrimento, escrevendo uma biografia, que acaba sendo muito lida e toca alguns leitoras que partem para uma verdadeira "cruzada" para ajudar Rubin a provar a sua inocência. O filme emociona e encanta, apesar de longo, não vemos o tempo passar. 

Elenco super competente, com músicas lindas assinadas por Christopher Young, contidas num CD, com músicas de Bob Dylan, "Hurricane"; Ray Charles, Hard times no one knows, Ella James, In the basement;  Meskell Ndegeocello, Isolation; Melky Sedeck,  Still I rise e outros.

Fotografia de Roger Deakens, bem combinada com os momentos vividos por Rubin (quando está na prisão, seus momentos de angústias são muito bem compostas por tons mais escuros, como que para passar a ideia de seu humor sombrio.

Edição de Stephen E. Rikkin, que trás a história toda com cenas do passado e presente, onde é possível acompanhar muito bem toda sua trajetória de Rubin, com muita clareza.

Roteiro de Armyam Bernstein e Dan Gordon.

Foi muito bem aceito pela crítica e público, apesar das críticas de alguns jornalistas, que afirmaram que o filme meio que deturpou parte da vida de Rubin. E o pugilista Joey Giardello, o ex campeão mundial de peso médio, processou os produtores do filme por difamação sobre a interpretação dada à sua luta com Carter, onde foi apresentado um "desfecho racista". Ele disse que isso foi uma piada, que Rubin não bateu tanto nele nos 15 rounds. E que praticamente todos os especialistas de boxe dirião que ele ganhou a luta, mas foi retratado como um lutador incompetente. 


Indicações e Premiações: O filme teve indicações a várias premiações: Oscar, para Melhor Ator, Denzel.

Ao Globo de Ouro, foi indicado para Melhor Filme em Drama e Melhor Direção, vencendo na categoria para Melhor Ator em Drama, Denzel.

Ao Festival de Berlim, ganhou dois prêmios Melhor Ator (Urso de Ouro) e Prêmio do Juri.


Curiosidades: o filme estreou em 17 de setembro de 1999, no Festival Internacional de Cinema de Toronto e foi também destaque no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 17  de fevereiro de 2000.

O filme foi baseado em dois livros, um deles é o The sixteen round de Rubin Carter, o próprio "Hurricane" e Lazarus and the Hurricane, de Sam Chaiton e Terry Swinton.

O ator Denzel Whasington e Rubin Carter trabalharam juntos durante a produção do filme.

Os locais de filmagem incluem várias cidades de Nova Jerjey, Trenton, Avenel, Patterson e Nova Jersey mesmo, nos EUA. Sendo que a prisão mostrada é mesmo a East Jersey State Prison. E também em Toronto e Ontário, no Canadá.

Super Recomendo! Mais um ótimo filme que mostra um drama muito bem contado, emocionante!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário