quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Proposta indecente


Direção
: Adrian Lyne

Atores: Demi Moore, Woody Harrelson, Robert Redford, Seymor Cassel, Oliver Platt, Billy Bob Thornton

Gênero: Romance

Duração: 118 minutos

Ano: 1993


Sinopse: Um casal enfrentando dificuldades financeiras resolve tentar a sorte em Las Vegas, mas nada consegue. No entanto conhecem um milionário John Gage (Robert Redford) que oferece um milhão de dólares ao marido David (Woody Harrelson) pra permitir que sua mulher Diana (Demi Moore) vá para a cama com ele por apenas uma noite. De imediato há um choque por parte do casal, mas tal proposta significava o fim de seus problemas. Só que eles não contavam com as consequências que tal oferta traria.





Uma Demi Moore muito diferente da vista em Ghost, mas que também agrada e convence. Está belíssima no filme, acredito que em seu auge de beleza. Vemos um Harrelson dando um banho de interpretação na cena sobre a profundidade da profissão de Engenheiro Civil e ainda temos o ainda belo e charmoso, Robert Redford, um luxo só! Como um milionário encantado pela esposa alheia, e que usa o dinheiro para almejar o que deseja. 

O filme foi mais um sucesso de bilheteria, tanto nos EUA, como internacionalmente, mas não agradou a crítica.

Produção de Sherry Lansing, Roteiro de Amy Holdedn Jones, sendo que foi baseado no livro Indecent Proposal de Jack Engelhard. Sendo que houveram muitas diferenças entre o romance e o filme: O romance de Engelhard contém atrito cultural que a roteirista deixa de fora do filme. O personagem principal é judeu e o milionário é um árabe. E em uma revisão dos temas abordados, o New York Times, resumiu seus temas em tais embasamentos. "a santidade do casamento contra o amor ao dinheiro, habilidades contra sorte, materialismo versus espiritualidade, passado e futuro e o mundo religioso atual, contra o secular.




O filme foi criticado na época por apresentar uma visão mais machista, da mulher sendo mercadoria, mas a Roteirista disse ao New York Times 30 anos depois em uma entrevista que "é sexista falar que você não pode mostrar uma mulher na tela fazendo algo moralmente ambiguo." Ela ainda disse que sua idéia do filme, partiu de uma reflexão porque alguns relacionamentos duram e outros não? Ela disse que "tinha a sua própria teoria, que era a capacidade de perdoar". "O conceito de seu roteiro era: como você supera coisas como um affair e mantém um casamento? Como um casamento se sustenta ao longo do tempo?" 

Acredito que são estas, entre outras, as questões abordadas no filme. Sobre escolhas, ética, perdão, amor, moralidade. O que me chamou a atenção no filme e que o torna bem diferente do padrão: quando John oferta o vestido a Diana, ela recusa dizendo que o vestido esta a venda, ela não. Então John faz a famosa proposta ao marido dela, ofertando uma verdadeira fortuna para ter uma noite com ela, ou seja, tudo o que houve foi com a permissão e anuência de todos os envolvidos, então o que ocorreu poderia ser classificado como traição?  


Música de John Barry e outras como I'm not in love (The Pretenders); What do you want the girl to do (Vince Gill); Out of the window (Seal); In all the right places (Lisa Stanfield); The nearness of you (Sheena Easton); I love so beautifull (Roy Orbison).

Edição de Joe Hushing e bela Fotografia de Howard Atherton. 

Figurinista do famoso vestido preto que ela usa é Thierry Mugler, que também assinou uma das fragâncias de perfumes mais famosas do mundo Angel. Além disso, o estilista publicou e dirigiu filmes publicitários. Thierry faleceu em 23/01/2022, aos 73 anos. As roupas de Diana são lindas, compondo um visual muito original.




´

Curiosidades: originalmente o filme foi pensado para ser estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman, com Warren Beattty como o milionário. O que acabou por não acontecer.

E a atriz Júlia Roberts chegou a ser convidada para protagonizar o personagem de Dina, mas ela se recusou. Assim Val Kilmer foi cogitado para interpretar David Murphy.

O vestido preto que a atriz Demi Moore usa no filme fez muito sucesso e foi copiado por diversos estilistas. Ou seja fez virar moda.


Indicações e Premiações: foi indicado ao MTV Awards em 1994, para Melhor Beijo (Demi Moore e Woody Harrelson) e ganhou. E a Demi Moore foi indicada a Melhor Performance Feminina e Mulher mais desejável.


Quem não viu recomendo! Impactante e reflexivo, além de visualmente lindo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário