quinta-feira, 14 de junho de 2012

O exterminador do futuro


Direções: James Cameron, Jonathan Mostow e Joseph McGinty Nichol
Atores: Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn, Edward Furlong, Robert Patrick, Nick Stahl, Kritanna Loken, Claire Danes, David Andrews, Christian Bale, Sam Worthington, Anton Yelchin, Bryce Dallas Howard, Helena Boham Carter
Gênero: Ação, Ficção Científica
Duração: 131, 136, 109 e 130 minutos respectivamente.
Anos. 1.984, 1.991, 2.003 e 2.009


Sinopses: O Exterminador do Futuro, escrito e dirigido por James Cameron, apresentou ao mundo o modelo 101 da Cyberdyne Systens, o T-800 (Schwarzenegger), mandado de volta ao passado pela inteligência artificial que o criou, a Skynet, para impedir que o futuro líder da resistência venha a nascer. Mas este líder também envia um soldado humano de volta, Kyle Reese (Michael Biehn) para proteger Sarah Connor (Linda Hamilton), com quem acaba tendo o filho, que se tornará o maior antagonista da Skynet. Foi indicado ao Oscar de 1.985, na categoria de Melhor Roteiro Original, mas não levou a estatueta.


             O Exterminador do Futuro - O Julgamento Final, também dirigido por Cameron, lançado em 1.991, foi um fenômeno internacional de bilheteria. A história mostra Sara Connor, agora internada em um manicômio judiciário e seu filho adolescente John Connor (Edward Furlong), enfrentando um sofisticado exterminador T-1000 (Robert Patrick), que a Skynet enviou do passado para assassiná-lo. Porém do futuro Connor também envia um exterminador T-850 (Schwarzenegger), reprogramado para protegê-lo algumas décadas antes. Juntos, Sarah, John e o seu novo aliado tentam derrotar o T-1000 e impedir o julgamento final.

               
O Exterminador do Futuro - A Rebelião das Máquinas, dirigido por Jonathan Mostow, encerrou a primeira trilogia em 2.003. No qual o evento apocalítico que John Connor (Nick Stahl) e sua mãe, agora morta devido a leucemia, passaram suas vidas tentando impedir, o julgamento final, se transforma no pesadelo nuclear do planeta. A Skynet envia do futuro um novo cyborg, agora mulher (Kristanna Loken) para matar John, que também envia novamente o cyborg T-850 para protegê-lo e Schwarzenner volta à cena.

               
 O Exterminador do Futuro - A Salvação, dirigido por Joseph McGinty Nichol, é ambientado em 2.018, quando o julgamento final já ocorreu, aniquilando a civilização moderna. A história centra-se na guerra entre a humanidade e a Skynet. Enquanto isso, John Connor (Christian Bale) luta para salvar seu pai, Kyle Reese  (Anton Yelchin), que no filme é apenas um adolescente. John Connor é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas e seus exércitos de exterminadores. E uma das missões de Connor, surge Marcus Wrigth (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Marcus foi enviado do futuro ou resgatado do passado. A o mesmo tempo em que se prepara seu ataque definitivo contra o centro da Skynet.    

O que iniciou em 1.984, como um filme muito bem produzido e com direção, como sempre brilhante e inovadora de James Cameron, acabou virando uma franquia de sucesso, pois ao longo de anos (1.991, 2.003 e 2.009), foram sendo apresentados novos filmes, sem perder a qualidade do primeiro e mantendo a atenção do público. A criação de Cameron que dirigiu os dois primeiros foi fantástica, de criar um elo entre presente e futuro, envolvendo cyborgs, cada vez vez mais evoluídos ou seja "máquinas" almejando ter o controle do planeta, após a destruição do mesmo, devido a explosões atômicas provocadas pela ambição sem limites de nós humanos, de alguns poucos, que com suas "criações fabulosas" e que nos fazem acreditar que o fins justificam os meios. O que, obviamente não é verdade. Em cada filme, do futuro são enviados máquinas para destruir, inicialmente a mãe Sarah (Linda Hamilton) e depois o filho John Connor, que se tornaria o líder da resistência humana no futuro, contra o domínio da máquinas.
Os filmes são muito bem apresentados, mostrando os conflitos existentes entre o real e o imaginário, o que é possível ou não de vir a acontecer, naquilo tudo que acreditamos que seja bem e o mal, no melhor no desenvolvimento da humanidade, o desejo do homem sempre querendo ser "Deus" e ter o domínio absoluto sobre todas as coisas. Tudo isso sendo mostrado com muita ação, efeitos visuais impressionantes, com tecnologia de ponta e pitadas de humor.
O segundo filme O Exterminador do Futuro - O julgamento final, fez um sucesso estrondoso, inesperado, batendo recordes de bilheteria em todo o mundo. Foi indicado a várias categorias no Oscar 1.991, de Melhor Fotografia e Melhor Montagem e ganhou os de: Som, Montagem de Efeitos Sonoros, Efeitos Especias e Maquiagem. Tudo ao som contagiante da música do grupo  Gun's Roses, que foi embalando toda a ação. Não deixe de assistir, vale a pena ver todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário