domingo, 4 de novembro de 2012

Sociedade dos Poetas Mortos



Diretor: Peter Weir
Atores: Robin Williams, Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Josh Charles, Lara Flyn Boyle, Kurt Wood Smith, Melora Walters, Jamie Kennedy
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 129 minutos
Ano: 1.989

Sinopse: Quando o carismático professor de literatura John Keating (o vencedor do Oscar 1.997 de Melhor Ator Coadjuvante em Gênio Indomável, Robin Williams), chega para lecionar num rígido colégio para rapazes, seus métodos de ensino pouco convencionais transformam a rotina do currículo tradicional e arcaico. Com humor e sabedoria, Keating inspira seus alunos a seguirem os próprios sonhos e a viverem vidas extraordinárias. Sociedade dos Poetas Mortos, um dos mais comoventes campeões de bilheteria dos últimos anos, emocionou o público e a crítica com seus desempenhos brilhantes, sua história arrebatadora e sua grande produção.

                                                         
Adoro este filme, com seus diálogos inteligentes e bem humorados, principalmente em se tratando do personagem maravilhoso do professor nada tradicional, John Keating (Robin Williams), que trata com tanta sensibilidade a relação difícil entre pais e filhos, professores e alunos, sonhos e realidade (tanto pessoais, como projeção de realização para os mais jovens, pelos seus pais), mostra conflitos diante de uma educação castradora e uma mais flexível e mais humanizada, numa fase tão difícil da vida, que é a adolescência e o final dela, onde se tem que fazer escolhas muito complexas, que poderão mudar todo o rumo de suas vidas para sempre, e as consequências disso tudo. É um filme tocante, com uma fotografia impecável, assinada por John Seale (Oscar pelo filme O Paciente Inglês - 1.996), porque não dizer majestosa e não apenas nas imagens da natureza ao redor do campus, como a cena do aluno descendo uma colina de bicicleta, causando uma revoada de pássaros à beira de uma lagoa, é simplesmente explêndida. Mas também as cenas de interiores também são ótimas, com iluminação perfeita. Tem um elenco jovem incrível, nomes que iniciaram aí e que ficaram muito conhecidos, como o caso de tímido Todd Anderson (Ethan Hawke), Knox (Josh Charles) e o lindo Neil (Robert Sean Leonard). Foi indicado a várias premiações no Oscar 1.989, para Melhor Filme, Diretor, Ator, mas só ganhou o de Melhor Roteiro Original para Tom Schulman. Acredito que merecia o de Fotografia, mas infelizmente nem foi indicado. Teve indicação ao Globo de Ouro para: Melhor Filme, Diretor, Ator e Roteiro, também não ganhou nenhum. Ganhou o César, por Melhor Filme Estrangeiro. Curiosidades: Foi a primeira indicação ao Oscar, de Melhor Filme, do Estúdio Touchstone Pictures. A frase "Carpie Dien. Aproveite o dia meninos. Façam suas vidas extraordinárias", foi eleita a 95º entre 100 frases do cinema mais citadas, segundo o American Film Institute. Para manter os jovens bem unidos, o diretor manteve todos eles no mesmo quarto durante as filmagens. O filme foi filmado na Escola privada de St. Andrews, em Delaware, nos Estados Unidos. O ator Liam Nieeson era a escolha original para interpretar o papel principal, mas como houve a troca também de diretor (Jeff Kanew para Peter Weir, Robin Williams assumiu o personagem. Os  nomes de Dustin Hoffman e Bill Murray também circularam pelo personagem de John Keating. Williams e seu personagem foram satirizados na série animada Os Simpsons, onde foi mostrado como um professor de literatura maníaco é responsável por destruir uma geração de educadores. A foto usada para mostrar o anuário de John, numa turma antiga do colégio, é uma fotografia real de Williams, de sua própria formação, em uma outra escola, é claro. Assista, este filme é um clássico do cinema, do seu tempo. Não deixe de ver ou rever!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário