sábado, 15 de junho de 2013

Carruagens de fogo



Direção: Hugh Hudson
Atores: Ben Cross, Ian Charleson, Nicholas Farrell, Michael Lonsdale, Ian Holm, Alice Krige, , John Gielgud, Linday Anderson, Brad Davis, Charyl Campbell, David Yelland, Dennys Chistopher, Nigel Havers
Gênero: Drama
Duração: 125 minutos
Ano: 1.981
                                             


Sinopse: As Olimpíadas de 1.924, em Paris, se aproximam, Eric Lidell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-las, mas segundo caminhos bem diferentes. O sucesso honra a sua ´patria. Para os dois corredores, a honra é uma questão pessoal...O desafio vem de dentro de cada um deles, Lidell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus, já Abrahams é filho de judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge. Lidell corre usando seu talento natural, enquanto Abrahams contrata um treinador. Os conflitos ocorrem em função dos seus valores morais e sociais.                                               

Segundo Bob Thomas, da Associated Press: "É um filme inteligente, belo e raro. Uma experiência plenamente recompensadora". Eu sou da mesma opinião, um filme primoroso que nos encanta com a força de seus personagens, com a integridade de seus valores que vão sendo mostrados ao longo da filmagem. A história se passa na década de 1.920, com uma riqueza de detalhes e figurino da época admiráveis. Onde alguns atletas vão participar dos Jogos Olímpicos de 1.924, realizados na França. Somos brindados com imagens lindas e uma música inesquecível assinada por Vangelis, que foi a vencedora de Melhor Trilha Sonora no ano de 1.981. O filme também ganhou outros prêmios como Melhor Filme, Melhor Roteiro Original (Colin Welland) e Melhor Figurino (Milena Canonero) e foi indicado a Melhor Direção, Ator Coadjuvante (Ian Holm), Montagem. No Globo de Ouro ganhou de Melhor Filme Estrangeiro. Ao BAFTA ganhou nas categorias de Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Ian Holm), Figurino e foi indicado a Melhor Diretor, Ator Coadjuvante (Nígel Havers), Trilha Sonora, Roteiro, Fotografia, Diração de Atrte, Som e Edição. No Festival de Cannes, ganhou o Prêmio Ecumênico do Juri - Menção Especial e Melhor Ator Coadjuvante (Ian Holm) e no Festival de Toronto, ganhou o Prêmio do Público. O diretor foi muito felia em combinar talentos jovens e praticamente desconhecidos para criar um filme de impacto único e duradouro, com tomadas inigualáveis das competições. O filme é baseado na história real de Harold Abrahams (Ben Cross) e Eric Lidell (Ian Charleson) e da equipe que trouxe para a Grã -Bretanha uma de suas maiores vitórias no esporte. Curiosidades: o produtor Colin Welland conseguiu falar com vários atletas que competiram nas Olimpíadas de 1.924, como parte do processo de pesquisa. O filho de Aubrey Montague lhe enviou todas as cartas que seu pai lhe enviara durante o evento esportivo, que serviram de base para a narrativa do filme. O nome do filme era para ser "Runners", mas assistindo um programa religioso da BBC, num domingo, que veio o título definitivo. No hino "Jerusalém", havia um refrão onde era dito "Bring me my cherriot of fire" (Traga-me a minha carruagem de fogo).Colin ficou tocado pela frase e resolveu que seria o nome adequado para o filme. Na verdade, o texto da Bíblia entregue a Eric Leddell foi feita por um técnico americano e não pelo jogador Jackson Scholz. O roteirista (Colin), viajou até a Flórida para obter, pessoalmente, a permissão de Scholz para que pudesse inserir esta liberdade artística.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário