Direção: Woody Allen
Atores: Cate Blanchet, Alec Baldwin, Sally Hankins, Peter Sarsgaad, Michael Stuhlberg, Luis C,K,, Bobby Cannavale
Gênero: Comédia
Duração: 98 minutos
Ano: 2014
Sinopse: Uma mulher rica que vive na alta sociedade de Nova York (Cate Blanchet), perde todo seu dinheiro e é obrigada a morar em São Francisco com sua irmã (Sally Hankins), em uma casa muito modesta. Ela acaba encontrando alguém (Peter Sarsgaad) na Bay Area, que pode resolver os seus problemas financeiros, mas antes precisa descobrir quem ela é realmente, e precisa aceitar que São Francisco será sua nova casa.
Mais uma direção do polêmico Woody Allen, pela primeira vez dirigindo a maravilhosa Cate Blanchet, que está divina (elegante, charmosa) e talentosa como sempre, faz uma neurótica com perfeição, bem ao estilo do diretor. Cate compõe o personagem com uma entrega admirável, com uma construção ao mesmo tempo profunda e complexa, mostrando mais uma vez um personagem rico e sem igual, na sua galeria de interpretações. Teve um interpretação brilhante, ganhando o Oscar 2014, de Melhor Atriz, merecidamente. O filme como um todo, é muito bem montado e dirigido, vai sendo mostrado do passado ao presente com muita competência. Com bela direção de fotografia de Javier Aguirresaroba, as cenas são apresentadas com muito requinte e planejamento nos dois ambientes, mostrando claramente a ambivalência dos dois mundos (luxuoso e o outro simples e modesto), um amplo e claro, o outro fechado, com cores mais escuras, promovendo um maravilhoso e excelente efeito
visual. Jasmine é inicialmente mostrada como uma mulher deprimida e neurótica, na casa dos 40 anos, que vê seu mundo de riqueza e ostentação, desabar e a partir daí tento que "engolir" seu orgulho e pedir ajuda a irmã, que durante todo período em que foi rica, nunca teve a menor consideração (fazendo questão se ignorá-la), e que mesmo assim, no presente, ainda não sente constrangimento de demonstrar o desprezo que sente pela nova situação. É apresentado um contraste maravilhoso de dois mundos e de duas personalidades: uma egoísta, fútil e superficial (bela por fora mas emocionalmente perturbada) e a outra, simples (não tão bonita externamente, mas com uma alma reluzente) generosa, que passa por cima de tudo para simplesmente ajudar. O elenco está excelente, com personagens dramáticos, cômicos e engraçados, principalmente o Chili (Cannavale) namorado da personagem de Sally (Ginger), está ótimo, como um imigrante italiano. Curiosidades: O nome do filme "Blue" aponta para o estado da protagonista, pois além de azul, também significa melancólico, deprimido, no inglês. E ainda é uma homenagem a música Blue moon, que toca diversas vezes durante o filme. É o primeiro filme de Allen nos Estados Unidos, desde 2009, quando lançou Tudo pode dar certo. Desde então rodou três filmes na Europa: Você vai conhecer o homem dos seus sonhos (2010), Meia-noite em Paris (2011) e Para Roma, com amor (2012). Foi a esposa de Allen, Soon-Yi Previn, quem deu a idéia para a trama de Blue Jasmine, ao contar a história de uma mulher que conheceu e que passava por uma crise pessoal e financeira. É o terceiro filme dirigido por Allen, que conta com Baldwin no elenco, Os demais foram: Simplesmente Alice (1990) e Para Roma, com amor (2012). O ator Bradley Cooper chegou a ser convidado para atuar ni filme, mas teve que desistir devido a problemas com a agenda. Luis C,K,, fez uma audição para o personagem Augie, mas o diretor achou que ele era bom demais para o papel e acabou oferecendo outro personagem, chamado Al. Apenas Cate Blanchet e Sally Hawkins, tinham o roteiro completo durante as filmagens. O filme teve três indicações ao Oscar 2014, para Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante Sally e Roteiro Adaptado, só ganhou para Melhor Atriz. Recomendo, muito bom!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário