Diretor: Edward Zwick
Atores: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Aidan Quinn, Julia Ormond, Henry Thomas, Christina Piclkes, Paul Desmond, Tantoo Cardinal.
Gênero: Drama
Duração: 133 minutos
Ano: 1994
Sinopse: Filme sobre três irmãos e seu pai que vivem numa fazenda, uma terra inóspita, no estado de Montana - EUA, no início do século XX e como suas vidas são afetadas pela natureza, história, guerra e amor.
Lindo!!! Palavra que o descreve de modo perfeito. Lindo... em roteiro, visualmente, elenco e suas interpretações, música para ser lembrada sempre. Demais!!! Filme que mostra três irmãos , três destinos: Alfred (Aidan) é o mais serio e reservado, o caçula Samuel (Henry Thomas) é o protegido de todos, e o do meio Tristan (Pitt), que está deslumbrante), é o filho rebelde que aprendeu com os índios e tem um espírito aventureiro. E quando Samuel volta para o lar, trazendo a sua noiva, a bela e intrigante Susannah, os irmãos se encantam por ela e iniciam um conflito de paixões que pode terminar em tragédia para toda a família e irá mudar a vida de todos para sempre. É baseado no livro homônimo de Jim Harrison, escrito em 1979, sendo que a história acontece no estado de Montana, onde a família reside. O patriarca, um coronel aposentado (Hopkins) e seus três filhos e suas relações de conflitos,
onde podemos reconhecer uma gama enorme de dramas/sentimentos humanos: amor, amizade, honra, ciúme, ódio, dor, rancor. E recheados de aspectos históricos e políticos, mostrando uma década que antecede a Primeira Grande Guerra Mundial, até a Lei Seca, em 1930 e terminando com um breve conjunto de cenas de 1963. Também mostra a discriminação racial sofrida pelos índios neste período, pela sociedade americana local e a relação pacífica e afetuosa que a família estabelece com um casal de indígena (seus costumes e crenças respeitados), sendo que é ele quem narra a história toda. No livro o autor usa expressões da Língua Córnica, que é uma língua celta do grupo britônico, falada na Cornualha, Península do Reino Unido. Foi uma língua trazida com os ingleses durante a colonização americana. Foi extinta em 1777,
substituída pelo inglês, mas ressuscitada em 1904. No filme aparece alguns termos ocasionais desta língua, sendo que os Ludlows é uma família de emigrantes córnicos. O filme foi filmado na verdade no Canada, nas cidades de Alberta e Colúmbia Britânica. A área do porto histórico em Vancouver chamado Gastow, foi aumentada com fachadas de edifícios daquele período para as cenas de rua da cidade de Helena, Montana. O filme foi indicado ao Oscar 1994,para Melhor Som, Direção de Arte e ganhou para Melhor Fotografia, de John Toll, merecidamente, a fotografia é belíssima. Ao Globo de Ouro, teve indicações para Melhor filme, Realizador, Ator Drama (Brad Pitt) e Banda Sonora. Acredito ter sido uma injustiça não ter indicado para Música Original, a musica é liinnda, de James Homer. Só a título de curiosidade, o ator Henry Thomas, para quem não se lembrou é o ator mirim do Clássico ET, estava sumido, das telonas, mas apareceu e valeu. Recomendo o filme, é um "épico" no seu estilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário