Diretor: Andy Tennant
Atores: Jodie Foster, Chow Yun-Fat, Bai Ling, Tom Felton, Randall Duk Kim
Gênero: Drama
Duração; 148 minutos
Ano: 1.999
Sinopse: Em 1.860, a professora inglesa Anna Leonowens (Jodie Foster), viúva, viaja para o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei Mongkut (Chow Yun-Fat). Aos poucos ela se envolve nos casos do Rei, como o plano de uma concumbina e uma guerra orquestrada pela Inglaterra. Diverg~encias de cultura e até o início de um romance marcam o relacionamento enter Anna e o Rei Mongkut.
Filme com uma fotografia espetacular, belas imagens, com produção detalhista, com cenários muito bem cuidados; figurino lindo e uma mensagem tocante de amor e respeito entre duas pessoas de mundo completamente diferentes, com valores às vezes adversos, mas que encontram uma forma de convivência saudável apesar dos temperamentos fortes, desencadeando uma admiração mútua, e com um senso de abnegação incríveis. No filme, Anna defende suas idéias sobre o amor, justiça, lealdade e sobre sua verdadeira aversão à escravidão presenciada. Descobre que o Rei além de orgulhoso, arrogante e egoísta, tinha um coração: amava realmente sua família e tinha uma visão até positiva demais e voltada para o mundo ocidental, o que não combinava muito com sua posição de Monarca. O filme teve como base o livro homônimo, escrito por Margareth Landon, que por sua vez, escreveu baseada nos diários de Anna Leonowens, portanto o filme está pautado sobre fatos reais.
É uma refilmagem de Anna e o Rei do Sião (1.946, com Irenne Dunn e Rex Harrison) e O Rei e Eu (1.956, com Deborah Kerr e Yul Brynner). Também já teve a história encenada em vários palcos.
Tem músicas lindas tendo como responsável George Fenton e Robert Kraft, como: How could I not love You, What do I tell my heart e outras.
Curiosidades: As atrizes Kate Winslet, Emma Thompson, Shannen Dohert e Alysia Milano estiveram cotadas para protagonizar este filme. A atriz Bai Ling raspou a cabeça para viver a personagem Tuptim.
A atriz Jodie Foster, para atuar como Anna, recebeu um cachê de 15 milhões de dólares, o maior de sua carreira, até o momento. E numa entrevista, ao ser indagada sobre ela acreditar se houve um romance entre os personagens principais do filme, ela diz que "não acredito no romance entre Anna e o Rei, nunca existiu. Acredito que ela teve uma queda por ele. Ela o respeitava e se sentia mentalmente atraída por Ele. Não acho que Ele percebesse, mas a respeitava de modo diferente do que às outras mulheres de sua vida, talvez pelo fato de Anna se relacionar de igual para igual com o Rei".
O filme foi todo filmado na Malásia, porque o governo da Tailândia repudiou desde o início o roteiro apesar de ajustes realizados, proibindo as filmagens e depois a exibição do filme no país, devido a suposta relação do Rei e Anna e a imagem mostrada do Rei Mongkut, desagradaram a Monarquia atual Tailandesa, por serem muito conservadores.
O filme teve certa ambiguidade na sua aceitação, pois parece não ser muito fidedigno em relação às datas históricas e por não deixar mais claro, a conclusão das relações entre o Sião e o mundo ocidental. Também com relação ao fato de que o Rei na época retratada já ter 65 anos e não ser tão charmoso e viril, como foi mostrado e tão bem interpretado pelo belo ator chinês Chow Yun-Fat.
Indicações e Premiações: Oscar 2.000, indicado nas categorias para Melhor Direção de Arte, Ian Whitaker e Luciana Arrighi (perdeu para Rick Heinrichs, decoração de Peter Young, por A lenda do cavaleiro sem cabeça), realmente também um primor, e Melhor Figurino de Jenny Beavan, mas não venceu para nenhum dos dois.
Ao Globo de Ouro; Vencedor nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Canção Original How could I not love You.
Ao Satélite Award, ganhou para Direção de Arte, Fotografia e Figurino.