domingo, 18 de março de 2012

O Príncipe das marés.


Direção: Barbra Streisand
Atores: Barbra Streisand, Nick Nolte, Kate Nelligan, Jason Gold, Melinda Dillon, Jeroen Kabbré
Gênero: Drama
Duração: 132 minutos
Ano: 1.991




Sinopse: Criado em uma família com um passado terrível que o deixou marcado e tornou sua irmã suicida, o treinador de futebol americano Tom Wingo (Nick Nolte, premiado com o Globo de Ouro) vai para Nova York e lá conhece a psiquiatra Susan Loweinstein (Barbra Streisand). Numa tentativa desesperada de recuperar a sanidade de sua irmã e salvar a própria alma. Tom e Susan começam perturbadoras jornadas por lembranças muito tempo renegadas. Uma viagem em que ambos farão descobertas inesperadas sobre si mesmos...e sobre o outro. Considerado uma pequena obra prima, é dirigido por Barbra Streisand, é um retrato explosivo sobre dores profundas, uma paixão inigualável e uma infância perdida.


Amo particularmente este filme, do homônimo muito bem escrito por Pat Conroy. Relata a história de uma família devastada por um segredo nunca antes revelado. Mas que de forma específica afeta a vida de todos os membros da família. Tom Wingo (Nolte), o irmão gêmeo de Savannah, sai de sua cidade natal no sul dos Estados Unidos, com seu sotaque característico e vai para Nova York, para ser a "memória" de sua irmã que tentou o suicídio pela enézima vez, pois sua mãe não poderia ou melhor, não queria ir, para não se comprometer, a correr o risco de mudar a sua vida fútil, mas toda  planejada e sonhada há muitos anos. Assim, Tom conhece a Dra. Susan Loweinstein (Barbra Streisand), psiquiatra da irmã e juntos vão percorrendo caminhos dolorosos, fazendo de tudo para salvar a irmã. Acabam por se envolverem emocionalmente devido à convivência e às carências pessoais. Ajudam-se mutuamente,


no resgate de relações com seus entes queridos e principalmente na relação de cada um consigo mesmo, na difícil tarefa de lidar e elaborar sentimentos profundos que muitas vezes não conseguimos nem mesmo lembrar e muito menos enfrentar. É simplesmente um filme lindo, tocante. Muito bem dirigido pela maravilhosa e bela Barbra, que além de atriz, cantora, torna-se também diretora competente. Teve 07 indicações para o Oscar de 1.991, entre elas: Melhor Filme, Ator, Atriz Coadjuvante (Kate Nelligan), Fotografia de Stephen Goldblatt, Roteiro Adaptado, Direção de Arte e Música Original, assinada por James Newton Howard. Venceu ao Globo de Ouro para Melhor Ator em Drama e teve indicação para Melhor Atriz Coadjuvante em Drama.
Torci muito para que ganhasse o Oscar para Melhor Filme, mas perdeu para O silêncio dos inocentes.
Veja e comente sobre os sentimentos despertados enquanto estiver assistindo o filme, com certeza, serão muitos.
Recomendadíssimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário