sexta-feira, 12 de abril de 2013

Spartacus: Blood and sand (1ª temporada)


Produtores: Joshua Domen e Sam Raimi
Atores: Andy Whitfield, Craig Parker, John Hannah, Peter Mensah, Jai Courtney, Antonio Te Manolo, Eka Darville,Lucy Lawless, Viva Bianca, Katrina Law, Erin Cumming, Leslie-Ann Brandt
Gênero: Épico
Duração: 50 minutos, cada episódio     


Ano: 2.010

Sinopse: A trama acompanha o soldado trácio Spartacus (Andy Whitfield) que é sentenciado à morte numa arena após desafiar o comando de Claudius Glaber (Craig Parker - O Senhor dos anéis). Como previsto por Spartacus 9e ignorado por Glaber), a vila onde vivia o trácio é atacada por bárbaros, e não há nenhum romano ou homem perto para defendê-la. Num ato de rebeldia, Spartacus retorna para casa e salva sua esposa da morte certa, fugindo com ela logo após, temendo a represália de Glaber. Mas esta não demora, Spartacus é capturado e levado como escravo, tal como Sura (Erin Cumming), sua esposa, que é separada dele e vendida a mercadores sírios. Ao ser jogado à morte na arena para diversão da plebe, ele surpreende a todos e vence a disputa, matando quatro gladiadores, demonstrando que irá morrer enquanto não reencontrar sua esposa. Depois do "show", Spartacus é comprado por Batiatus (John Hannah, da trilogia A Múmia), que pretende lucrar com seu novo escravo, coloca-o nos combates de arena. No entanto o treinador de gladiadores Doctore (Peter Mensah, 300), desaprova a idéia de ter Spartacus como um gladiador, uma vez que e´movido pela vingança. Em vários episódios que seguem é enfatizada a força de vontade que Sura inspira em Spartacus, dando-lhe forças para enfrentar os horrores a que é submetido por não querer seguir as ordens de seu Dominus.


Esta série relata a vida de Spartacus, o famoso escravo que se tornou gladiador e liderou a primeira célebre revolução da Roma Antiga. Sua história foi narrada em diversos livros, filmes, jogos e foi imortalizada pelo cineasta Stanley Kubrisk, em seu filme estralado por Kirk Douglas. Agora é a vez dos produtores Domen e Raimi (diretor da trilogia Homem Aranha) contarem a jornada do ícone histórico. A série está literalmente fantástica, mostrando com um realismo até mesmo chocante, uma parte da história da humanidade, o apogeu do Império Romano  e o início de sua queda, com toda decadência moral (paixões torpes, intrigas, traições, ganância, mortes, excesso de poder, mas principalmente a banalização pela vida humana,  todos à sua volta eram escravizados para satisfazer e realizar suas vontades, desejos e todo tipo de trabalho, mostra claramente o comportamento humano e político da época). Tudo mostrado com muita ação, sangue e luxúria, com cenas impactantes. A fotografia é belíssima, foi todo filmado na Nova Zelândia, com uma estática reminiscente do filme 300. Tem produção primorosa, retratando tudo com detalhes: figurino, maquiagem, móveis e cenários da época, nas províncias da Roma Antiga. O elenco também é maravilhoso, todos muito convincentes, com seus personagens doentes, cínicos e cruéis, ou então sofridos, frágeis e sonhadores, almejando uma vida mais digna e justa. Curiosidades: outras produções também já foram realizadas na Nova Zelândia: Hércules - The Legendary Journeys e Xena: A princesa guerreira. A atriz Lucy Lawless (Lucretia) ficou conhecida devido ao personagem Xena. Manu Bennet (Crixus) foi o ator que mais fez cenas fortes e de nudez. O ator principal Andy Whitfield (Spartacus) logo após terminar a primeira temporada, foi diagnosticado como tendo Linfoma não Hodgkin (o mesmo que Reinaldo Gianecchini teve), não conseguiu realizar a 2ª temporada e veio a falecer em 11 de setembro de 2.011. Fiquei chocada, um homem tão jovem, talentoso e lindo!!! Que tinha tudo para se transformar em um ator de primeira grandeza, pois ele deu "vida" ao personagem de Spartacus, era possível sentir toda a sua dor, angústia, saudade, indignação. Foi uma pena... A série fez um sucesso estrondoso, tanto é que foram realizadas outras duas, sendo o ator Liam McIntyre, o escolhido para ser Spartacus, sendo aprovado até mesmo por Andy. Recomendadíssimo, não deixe de ver e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário