domingo, 26 de maio de 2013

Dezesseis luas


 Diretor: Richard Lagravenese
Atores: Alden Ehrenreich, Alice Englert, Jeremy Irons, Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, Thomas Mann, Ellen Atkins
Gênero: Fantasia
Duração: 124 minutos
Ano: 2.013                          


Sinopse: Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, Ethan Wate (Alden), é um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair do local, pois considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar do pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu, um ano antes. Já há alguns meses, Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia , ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice), uma jovem de 15 anos que está morando com o Tio Macon Ravenwood (Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares tem fama de serem satanistas, o que faz com que boia tarde da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à maldição que assombra a união.      
          

Filme com roteiro nada inédito (Richard assina o roteiro e direção, fez o roteiro de PS: Eu te amo, contribuiu com outros filmes, como As Pontes de Madison) romântico e fantasioso que já vimos nos cinemas: dois adolescentes que se apaixonam  e se vêem impedidos por algum motivo, neste caso por não serem da mesma raça, ele é humano, já ela é um ser místico com poderes (bruxos ou "conjuradores") que nem sempre pode controlar e ainda tem uma maldição para complicar tudo. Enfim é um filme para adolescentes, mas que não chega a encantar como a Saga Crepúsculo. Em compensação é composto por músicas lindas, de compositores conhecidos como Brian Adams, Bob Dylan, com fotografia (assinada por Philippe Roustelot e cenários belos e ainda com um figurino maravilhoso, assinados por Richard Sherman e Jefrey Goulard. Baseado no primeiro livro da quadrilogia (que virou moda), escrita por Margareth Stohl e Kami Garcia, os outros livros se chamam: Dezessete Luas, Dezoito Luas e Dezenove Luas. Curiosidades: inicialmente o intérprete de Ethan Wate seria Jack O'Connell. Alden Ehrenreich o substituiu pouco antes do início das filmagens. A canção que toca quando Lena faz nevar, chama-se "Needle and Thread", foi composta e gravada pela protagonista, no quarto de hotel em que estava em Nova Orleans. O diretor gostou tanto que resolveu incluí-la no filme. A personagem de Viola Davis na verdade é uma compilação de dois personegens presentes no livro: Amma, é dona de casa e Marian é a bibliotecária, melhor amiga da mãe de Ethan. Ela foi a única convidada para este papel. Este é o segundo filme que Viola Davis e Thomas Mann atuam juntos. O anterior foi Se enlouquecer, não se apaixone. A coleção de poesias de Lena contem versos compostos por: William Black, Alfred Lord Tennyson, Edna St. Vicent, Milay e Runi. A sequência em que Lena e Ridley duelam na casa da família, foi rodada num set construído sobre um motor hidraúlico, que permitia que trechos do chão rodassem em sentido opostos. Os atores que aparecem sentados nesta cena, estão com suas cadeiras parafusadas no chão. A cena em que Ethan, recita um poema de Charles Bukowshi e troca as falas, não estava previsto no roteiro, mas o diretor gostou e decidiu manter a cena assim mesmo. As filmagens no estado de Luisianna, tiveram de ser interrompidas temporariamente devido a alerta de tornado na região. 

Um comentário: