sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os Intocáveis


 Diretor: Brian De Palma
Atores: Kevin Costner, Robert De Niro, Sean Connery, Charles Martin Smith, Andy Garcia, Patrícia Clarkson, Billy Drago, Clifton James
Gênero: Policial
Duração: 119 minutos       
              

Ano: 1.987

Sinopse: N a Chicago dos anos 30, o jovem agente federal Elliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção inflamado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens e conta com a ajuda de um experiente policial Jim Malone (Sean Connery).
                                                           

Filme tocante, considerado o melhor sobre a máfia desde a Trilogia O Poderoso Chefão, mostra o clássico confronto entre o bem e o mal, com policiais (um quarteto intocável pela corrupção) apresentados de modo mais humano, sensíveis, solidários com o sofrimento das pessoas e obstinados a acabar com o poder ilimitado de Al Capone, que controla, corrompe e corrói a cidade do jeito que deseja, apavorando a população, destilando violência e enriquecendo  a olhos vistos, vivendo como um Lord Inglês, através da rentável venda ilegal de bebidas alcoólicas, em plena época da Lei Seca. Mas acabou tento o que merecia ao ser condenado à prisão por onde menos esperava: sonegação de impostos. O filme foi escrito por David Marmet, a trama do filme foi baseada nos personagens da série homônima, originalmente exibida entre 1.959 a 1.963. O ponto alto do filme é a cena em que o carrinho do bebê vai caindo, descendo as escadas de uma estação ferroviária, em pleno tiroteio entre policiais e mafiosos. A trilha sonora foi composta por Ennio Morricone, que foi considerada um espetáculo à parte e compõe a atmosfera do submundo de Chicago dos anos 30. O filme foi indicado ao Oscar de 1.988 nas categorias de Melhor Filme, Direção, Direção de Arte, Figurino (Marilyn Vance) e Trilha Sonora (Morricone), sendo o grande ganhador Sean Connery (policial Malone) como Melhor Ator Coadjuvante. Recebeu o BAFTA 1.988, por Melhor Trilha Sonora, sendo indicado também nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Figurino e Desenho de Produção. Sean Connery também recebeu o Globo de Ouro 1.998, como Ator Coadjuvante e houve indicação para Melhor Trilha Sonora. Foi indicado ao Prêmio César na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Foi um dos poucos filmes em que a crítica e o público concordam, que é uma obra prima gloriosa, vigorosa e formidável. Os atores Costner e Garcia (que parece ter nacionalidade italiana, na verdade é cubano, de Havana) estão super jovens, lindos e demonstrando claramente que vieram para ficar, com interpretações maduras e convincentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário