domingo, 19 de janeiro de 2014

Os suspeitos


Diretor: Denis Villeneuve
Atores: Hugh Jackman, Jake Gyllenhal, Terrence Howard, Viola Davis, Maria Belo, Melissa Leo, Dylan Minnette, Erin Gerasinovich, Kyla Drew Simmons.
Gênero: Suspense
Duração: 153 minutos
Ano: 2013                         


Sinopse: Boston, Estados Unidos, Keller Dover (Hugh Jackman) leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace (Maria Belo) e os filhos Ralph (Dylan Minnette) e Ana (Erin Gerasimovich). Um dia, a família visita a casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus grandes amigos. Sem que eles percebam. a pequena Ana e Joy (Kyla Drew Simmons) filha dos Birch, desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam para a polícia e logo o caso cai nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhal). Não demora muito para que ele prenda Alex (Paul Dano), que fica preso apenas 48 horas, deviso à ausência de provas. Alex na verdade te QI de uma criança de 10 anos e, por isso, a polícia não acredita que ele esteja envolvido com o desaparecimento. Entretanto, keller está convicto de que ele tem culpa no cartório e resolve sequestrá-lo para arrancar a verdade dele, custe o que custar.


Filme emocionante, muito bom!!! Acredito que o nome original, seria mais adequado "Prisioners" (Prisioneiros) pois mostra uma situação conflitante, pois todos os envolvidos na trama se encontram prisioneiros de suas próprias angústias e desespero, da aflição de não encontrar seus filhos e chama a atenção para uma situação relativamente comum que acontece nos dias de hoje, do drama íntimo vivido por pais que passam pela situação de terem seus filhos sequestrados. O filme tem uma narrativa envolvente e um roteiro bem desenvolvido, pois relata uma sequência de fatos e cenas surpreendentes que nos mantem presos do início ao fim e não podemos prever como será a conclusão do drama. O filme vai mostrando como as pessoas se transformam diante de uma situação extrema, de seus limites. Aborda um tema reflexivo sobre a justiça dos homens e a justiça Divina, como cada personagem recorre à religiosidade para justificar suas escolhas e atitudes. Fica o questionamento: qual o limite aceitável ao qual uma pessoa pode ir, para recuperar o que perdeu? Podemos ou não fazer justiça com as nossas próprias mãos? Os atores Jackman e Gyllenhal atuam muito bem, mostrando que têm talento, além de beleza. Surpreendem!!! Enquanto que o personagem de Jackman é mais do tipo emocional e violento (seu lema é: "reze pelo melhor, mas se prepare para o pior", o de Gyllenhal é mais racional e tranquilo, onde mostram um duelo de ideologias e atitudes. Curiosidades: o roteiro de Os suspeitos já existia há muito tempo, mas com a demora em ser produzido, muitos atores e diretores foram obrigados a desistir, para poderem trabalhar em outros projetos. Leonardo Di Cáprio, Christian Bale, Mark Wahlberg e Jessica Chastain, já tinham assinado contrato para atuarem na produção, mas deixaram o filme. Hugh Jackman também desistiu, mas acabou voltando no filme mais tarde. Na direção, Bryan Singer e Antoine Fucma estiveram associados ao projeto, antes de abandonarem. Neste filme ocorre o reencontro do diretor com Gyllenhal, trabalharam juntos em um outro projeto, uma adaptação do romance de José Saramago, An Anemy, filme ainda sem previsão de ser lançado no Brasil. O diretor ficou conhecido, pricipalmente por seu trabalho em O incêndio. Para viver o personagem Keller Dover, Jackman pesquisou indivíduos que tenham que se preparar para um desastre hipotético. Também se informou sobre alcoolismo e os efeitos da privação do sono. Para manter a atmosfera assustadora da trama, o Chefe de Decoração Patrice Vermette, optou por cores suaves e pouco chamativas e o Diretor de Fotografia Roger Deakin caprichou no cenário cinzento e nublado, que ajuda ampliar o tom aflitivo e angustiante do enredo. O filme começou a ser filmado em janeiro de 2013, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. O compositor Jóhann Jóhannsson buscou reproduzir o percurso emocional das personagens, com músicas repletas de instrumentos pouco conhecidos. Assista e comente, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário