quarta-feira, 25 de março de 2020

Colcha de retalhos




Diretora: Jocelyn Moorhouse
Atores: Winona Rider, Ann Bancroft, Ellen Burstyn, Kate Nelligan, Claire Danes, Alfre Woodard, Dermot Mulroney, Jared Leto
Gênero: Drama
Ano: 1995



Sinopse: Enquanto elabora sua tese para concluir sua formação e se preparando para assumir um relacionamento com seu noivo, Finn Dodd encontra-se confusa com rumo em que dará na vida, acaba se refugiando na casa de sua Tia e Avó, para passar o verão (local onde passava suas férias, na infância). Lá também residem várias amigas da família e que estão se preparando para confeccionar uma colcha de retalhos para ser o presente de casameto dela. Enquanto o trabalho é feito, ela ouve relatos de paixão e envolvimentos nem sempre moralmente aprováveis, mas repletos de sentimentos que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo, Finn se sente atraída por um desconhecido, criando mais dúvidas no seu coração que precisam ser esclarecidas. 



Filme muito delicado que aborda os sentimentos da alma humana em diferentes etapas da vida e sobretudo as várias fases do amor, apresentado de inúmeras maneiras: através da demonstração do afeto a um ente querido, a um parceiro, a um objeto ou animal e, até mesmo através da razão. Lições sobre o perdão e desapego, através de um arco-íris de sentimentos e emoções. Lindo demais!!! O filme tem um elenco feminino de peso, verdadeiras divas, que ao se reunirem para confeccionar uma certa colcha, e que fazia parte dos hábitos da comunidade local, vão contando sua história de vida e imprimindo sentimentos naquilo que estão fazendo. A colcha será o presente de casamento da personagem principal Finn (Winona Rider), e ela tem até um nome: Onde vive o amor? Estas mulheres são fortes e especiais e a convivência de Finn com elas, neste período de sua vida, será decisivo para sua transformação interna, para que possa enfrentar a vida, sem medo e dúvidas e ainda passando a ouvir mais sua intuição e a dar mais força as suas escolhas. O maravilhoso é que ao mesmo tempo, ao contar suas histórias amorosas através da confecção da colcha, estas mulheres também passam a ver suas vidas de forma diferente (o artesanato contribuindo para uma transformação catártica de todas). O roteiro é muito bem construído através das mãos habilidosas de Jane Anderson. A Trilha Sonora melancólica é assinada por Thomas Newman. A Direção de Fotografia, que por sinal está belíssima e bucólica tem como responsável, o conhecidíssimo Janusz Kaminski. E Diretoras de Elenco: Risa Branon Garcia e Mary Vernieu.


Curiosidade: Foi a estréia do ator Jared Let no cinema.
Frase  marcante do filme: "Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma. Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas que acrescentam e me fazem ser quem sou. Em cada encontro, em cada contato vou ficando maior... Eu compreendo e aceito que a felicidade será sempre pequenos retalhos da colcha da vida". 





"Como saber se devemos fica com a pessoa o resto da vida?"
Recomendadíssimo!!! Tocante e inesquecível!!! 

Veja ou reveja e comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário