sábado, 2 de maio de 2020

1.917

Diretor: Sam Mendes
Atores: George Mackay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, Benedict Cumberbatch, Colin Firth, Daniel Mays, Claire Duburcq
Gênero: Guera
Duração: 119 minutos
Ano: 2019

Sinopse: Os cabos Schofield (George Mackay) e Black (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mindial. Eles são encarregados de uma missão praticamente impossível, os dois precisam atravessar o territótio inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1.600 colegas de batalhão.

Filme interessante, principalmente no seu modo como foi narrado, o diretor que também fez a co-produção e foi co-roteirista, apresenta uma estratégia audaciosa: filmagem em dois planos-sequência, que cria a ilusão de um movimento contínuo, filmando com tomadas longas, com menor quantidade de cortes, prendendo assim a atenção de quem está assistindo e passa a sensação de imersão, como se estivéssemos lá, junto com os personagens. O roteiro em si é relativamente simples, mas foi apresentado de forma genial por Mendes, que foi inspirada numa história contada por seu Avô paterno Alfred Mendes, de dois jovens soldados britânicos durante a Primeira Grande Guera Mundial, aos quais foi dada a missão de transmitir uma mensagem alertando a emboscada contra os compatriotas, que seria realizada pelos alemães, logo após a sua retirada para a Linha Heideinberg, durante a Operação Alberich, em 1.917. Mendes em uma entrevista diz: "que essa história ou fragmento permaneceu comigo e que claro, depois fiz uma ampliação e mudanças enormes, mas a essência está lá". O filme é uma homenagem a seu Avô, que lutou nesta guerra e que chegou a escrever um livro de memórias, sobre sua participação neste evento. E que nenhum dos personagens existiu na realidade, ainda que algumas pessoas suspeitem que o personagem Black, foi inspirado em seu Avô.


O filme apesar de ser ambientado na guerra e este fato é mostrado de forma impecável, nas cenas das desolações e sofrimentos nas trincheiras, em tantas correrias, estresses, mortes e mutilações, trás uma ênfase nos dois jovens soldados (cabos), que estão vivendo os horrores da guerra pela primeira vez: surpresas e angústias, onde cada um enfrenta a situação como consegue, com seus altos e baixos, mas tentam fazer o seu melhor. E tudo foi apresentado com muita delicadeza e humanidade, parecendo que Mendes deseja mostrar a história sobre o homem e não precisamente sobre a guerra, a batalha desoladora em si. O que me fez lembrar do filme do filme Além da linha vermelha (1.998, de Terence Malick), que mostra intensamente como cada um indivíduo vivencia a guerra, e qual a motivação que cada um tem para sair dela, o desejo de cumprir com seu papel no drama coletivo, mas também um desejo em potencial, de poder voltar para casa, seu país e sua família.


Tem como Diretor de Fotografia Roger Deakins. Cenografia assinada por Denis Gassner e Figurino de David Crossnan e Jaqueline Durran.
Curiosidades: o longa se passa em um cenário verdadeiro, a Primeira Grande Guera Mundial, transcorreu de 1.914 a 1.918, no continente Europeu, principalmente ao norte da França, onde mais de 17 milhões de pessoas morreram no conflito.

A Sétima Arte, abordou mais o tema guerra, tendo por base mais comum, a Segunda Grande Guerra Mundial e não a Primeira.
As filmagens ocorreram entre abril e junho de 2.019, na Inglaterra e Escócia.
O ator Tom Holland (Homem Aranha)  esteve em negociação para o filme em setembro de 2.018, embora no fim das contas, não ter se envolvido no projeto.
Indicações e Premiações: teve 10 indicações ao Oscar 20, para Melhor Filme, Direção, Roteiro Original, Trilha Sonora Original, Maquiagem e cabelo, Direção de Arte e Edição de Som. Venceu para Melhor Fotografia, Efeitos Visuais, Mixagem de Som.
Ao Globo de Ouro foi indicado para Melhor Trilha Sonora Original e venceu para Melhor Filme Drama e Diretor.

Ao BAFTA: como o filme tem uma parceria com o Reino Unido, teve 8 indicações: Melhor Filme, Direção, Designer, Filme Britânico, Fotografia, Som e Efeitos Visuais e venceu em todas, só não venceu em Melhor Maquiagem e Cabelo.
Gostei, recomendo! É um filme impressionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário