Direção: Milos Forman
Atores: John Savage, Treat Williams, Bervely D'angelo, Dorsey Wrigth, Don Dacius, Cheryl Barnes,, Melba Moore, Ronnie Dyson
Gênero: Musical
Duração: 121 minutos
Ano: 1.979
Sinopse: Capaz de transmitir toda energia, paixão e musicalidade que embalou o país, Hair é uma homenagem divertida e forte ao espírito turbulento dos anos 60. Brilhantemente recriada por Milos Forman, diretor vencedor do Oscar (1.975 Um estranho no ninho e 1.984 Amadeus), e pelo roteirista Michael Weller (Na época do Ragtime), esta vibrante versão pra o cinema do fenômeno da Broadway se classifica "entre os melhores musicais de todos os tempos" (The Hollywood Reporter)! Recém chegado do interior, Claude Bukowski (John Savage, Além da linha vermelha) chega à Nova Iorque onde pretende se alistar para a guerra do Vietnã. Ao chegar, ele conhece um grupo de hippies no Central Park e se apaixona pela bela Sheila (Beverly D'angelo, A outra história americana). Claude fica amigo de Berger, o líder pacifista dos hippies (Treat Williams, O preço da traição), que o convida para irem de penetras à festa de Sheila e lá declarar seu amor. Claude vai parar na cadeia, depois no lago do Central Park e por fim no exército. Mas o esforço final de Berger para salvar o amigo do Vietnã acaba dando margem a uma surpresa do destino...com consequências chocantes.
Musical brilhante, arrebatador!!! Mostra o conflito de valores nos anos 60, de muitos jovens se preparando para o fiasco americano, a guerra do Vietnã e os outros jovens (hippies) protestando, pregando e vivendo o famoso slogan sexo, droga e rock and roll, "faça amor, não faça guerra". O filme tem cenas magníficas (mostrada acima), como a que Berger dança em cima da mesa em uma festa de burgueses, é simplesmente um show!!! Também tem músicas lindas, como Era de Aquário gravado por The 5th Dimension, que ganhou o Prêmio Grammy de música em 1.980. O filme estreou mundialmente no Festival de Cannes e foi indicado para o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Revelação Masculina para Treat Williams (que está lindo tanto na versão hippie de cabelos longos, como de cabelos curtos, como soldado). Hair é uma versão homônima de um dos musicais mais controversos e bem sucedidos da década de 60, escrita por James Rado e Gerome Ragni, a peça estreou na Broadway em 1.967 e foi sucesso imediato pela temática contestadora aos valores impostos pela sociedade da época. Só indo para a telona muitos anos depois, mas não perdeu o charme. Vale a pena rever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário