sábado, 16 de fevereiro de 2013

A viagem


Diretores: Lana e Andy Warchowsks e ainda Tom Tykwer
Atores: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Ben Whishaw, Keith David, Susan Sarandon, David Gyasi, James D'arcy
Gênero: Aventura e Ficção
Duração: 172 minutos
Ano: 2.013                                            

Sinopse: Seis histórias que, apesar de ocorrerem em épocas distintas, possuem uma interligação. No século XIX, Adan Ewing (Jim Sturgess) é um advogado enviado pela família para negociar a compra de novos escravos. Ao retornar para casa, após salvar um escravo Autua (David Gyasi), está sendo envenenado por um médico ambicioso (Tom Hanks). Em 1.930, o jovem e talentoso compositor Robert Frobisher (Ben Whishaw) ajuda o também compositor, e já idoso Vyvyan Ars (Jim Broadbent). Durante o trabalho, Robert encontra uma crônica escrita por Ewing em um jornal em meio aos livros de Ars. Em 1.970, a jornalista Luisa Ray (Halle Berry) conhece Rufus Sixmith (James D'arcy) quando o elevador em que ambos estão quebra. Tempo depois, ele a procura para revelar que estão encobrindo uma série de falhas no projeto de construção de um reator nuclear. Nos dias atuais, Timothy Cavendish (Jim Broadbent), é dono de uma pequena editora, que lançou um livro que dificilmente dará retorno financeiro. Entretanto a situação muda quando o autor do livro mata um de seus críticos, tornando-se uma celebridade instantânea. Coréia do Sul (agora chamada Nova Seul), futuro. Somni 451 (Doona Bae) é um clone que trabalha em um restaurante fast food. Ela foi programada para realizar todos os dias, as mesmas tarefas, sem manifestar qualquer reclamação, mas a situação muda quando outro clone acaba, sem querer, despertando-a sobre sua existência. Futuro, Nova Seul foi tragada pelas águas há 100 anos, o que fez com que o local viva uma realidade pós-apocalíptica. Nesta época, vive Zachry (Tom Hanks), o líder de uma triboque venera Somni como se fosse uma deusa. Sua vida muda quando Menorym (Halle Berry), que integra um grupo evoluído chamado Prescients, lhe pede para viver com sua tribo.                 


Filme impressionante, com imagens fortes e detalhistas que nos remete a uma diversidade de histórias, situações e vivências, com passado, presente e futuro, não necessariamente nesta ordem. Sendo que o elenco desempenhou pelo menos seis personagens, de certo modo interligados, em função de suas crenças e valores morais. Apesar de não ser um filme essencialmente espírita, carrega na sua composição um dos fundamentos da Doutrina Kardecista, "de que nossas ações no passado, acarretará mudanças e alterações no nosso futuro", traduzindo: segundo a Lei da Ação e Reação, o que fizermos no passado, nos trará consequências no futuro, mais simplificado "colhemos exatamente o que plantamos". O filme é uma adaptação do romance Clouds Atlas - Além das nuvens, de David Mitchell. Mostra toda uma gama de conflitos, valores, mitos e um aprofundamentos nos sentimentos mais profundos, complexos e obscuros do ser humano, chegando às vezes a ser assustador. E das consequências das nossa escolhas, naquilo em que acreditamos ou podemos acreditar... é um estilo de filme jamais visto, tudo começa no século XIX e termina em uma era futura pós-apocalíptica, com uma gama enorme de informações, á medida que o filme vai se desenrolando somos bombardeados com infinitos estímulos, acredito que seja um filme para se ver mais de uma vez, tal seu nível de complexidade. "É tudo muito bem costurado, o roteiro é inteligente e nos emociona, diverte e surpreende em uma montanha russa de emoções e percepções sobre a nossa existência. O filme é um vislumbre sobre as conexões entre as pessoas e como uma ação repercute através da eternidade". "Como nossos atos afetam outras pessoas". A fotografia do filme é maravilhosa (Frank Griebe e John Toll). Os cenários são deslumbrantes, os efeitos especiais são de arrepiar e a maquiagem (Daniel Parker, assinou também Guerra ao terror) e Jeremy Woodheard, assinou em V de Vingança e O Senhor dos Anéis) e os figurinos (Kim Barret, de Matrix e Pierre-Yves Gayraud, por Albert Noobs) são perfeitos. Curiosidades: A atriz Natalie Portman estava escalada para dar vida ao personagem Somni 451, mas acabou abandonando o projeto devido a gravidez. O irmãos Wachowski são responsáveis pela trilogia Matrix, que já teve alguns dos atores que atuam neste filme, atuando em outras produções da dupla, como Hugo Weaving em Matrix (início em 1.999) e em V, de Vitória, em 2.006) e Susan Sarandon em Speed Race, ano 2.008. Já o ator Ben Whishaw, por sua vez, repete a dobradinha com Tom Tykwer, ocorrida em Perfume - a história de um assassino (2.006). Em 2.011 o ator Hugo surpreendeu o mercado ao informar que faria 6 personagens no filme e que algo parecido aconteceria com outros membros do elenco. Já Hugh Grant informou que iria interpretar 6 vilões. Assista ao filme, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário