Diretor: George P. Cosmato
Atores: Kurt Russell, Sam Elliot, Bill Paxton, Michael Biehn, Powers Boothe, Sthepen Lang, Dana Delany, Charlton Heston, Billy Zane
Gênero: Faroeste
Duração: 130 minutos
Ano: 1.993
Sinopse: Este é um autêntico faroeste, que conta a maior história dos mitos do velho oeste. Um prestigiado ex-xerife Wyat Earp (Kurt Russell), junto com seus irmãos e Doc Holliday (Val Kilmer), um ás do gatilho, lutam para levar a lei à cidade de Tombstone, dominada por um grupo de foras da lei.
Filme em estilo faroeste em plena década de 90, com elenco surpreendente. Escrito por Kevin Jarre e dirigido por George P. Cosmato, que mostra Tombstone, uma pequena cidade mineradora de prata, localizada no Arizona, no século XIX, que encontra-se em fase de desenvolvimento e apresentando problemas sociais comuns a todas as cidades do velho oeste. Está dominada por um grupo de baderneiros, fora da lei, inclusive, o então famoso, Jhonny Ringo (Michael Biehn), mas tudo começa a mudar com a chegada de Earp (Russell), seus irmãos Virgil e Morgan (Elliot e Paxton respectivamente) e amigo Doc (Kilmer), que inicialmente tinham a intenção de enriquecer anonimamente, após Wyat ter acabado com o crime em Dodge City. Mas tudo muda, pois para um bom convívio social é imprescindível um código de ética e regras, então resolvem moralizar a cidade. O filme é muito bem apresentado, os conflitos pessoais, familiares e sociais, são muito bem colocados, é uma maravilha de ver, ficamos torcendo para que tudo dê certo no final. Russell está um gato de bigode e expressão de tristeza e sofrimento espelhados nos seus expressivos olhos azuis e Kilmer está fantástico como o irreverente, charmoso e solitário Doc, esbanja talento, dando um "banho de boa interpretação", com uma naturalidade admirável. O filme é uma delícia de ver, do início ao fim, mostra a essência da vida no velho oeste, com pinceladas de humor, romance e drama. O figurino está perfeito, deixando as figuras masculinas extremamente atraentes, com suas roupas escuras e imponentes. Figurino assinado por Joseph A. Porro e William A. Fraker resnsável pela fotografia. Curiosidades: Inicialmente Kevin Jarre seria o diretor de Tombstone, tendo inclusive gravado todas as cenas em que Charlton Heston aparace em cena. Ao ser contratado como diretor, George P. Cosmato fez questão que todos os bigodes dos personagens e também a iluminação das cenas fossem reais. Robert Mitchum chegou a assinar contrato, mas no primeiro dia das filmagens caiu do cavalo e machucou as costas, sendo forçado a desistir do filme. O personagem que Mitchum interpretava foi retirado da história, sendo que o ator fez a narração no início e no fim do filme. Val Kilmer foi indicado a dois prêmios no MTV Cinema em 1.994.
"Tombstone... um dos melhores clássicos do faroeste que já vi. A justiça chega no velho Oeste..Simplesmente maravilhoso."
ResponderExcluir