domingo, 6 de março de 2016

Perdido em Marte


Diretor: Ridley Scott
Atores: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wing, Jeff Daniels, Sean Bean, Kate Mara, Michael Peña, Sebastian Stan, Chiwetel Ejiofor
Gênero: Ficção científica
Duração: 144 minutos
Ano: 2015

Sinopse: O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade é dado como morto e é abandonado pelos colegas. Acorda sozinho no misterioso planeta, com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra.


Filme muito interessante baseado no romance homônimo do escritor americano Andy Weir (The Martian, 2011), que foi levado quase que integralmente para a telona. Muito bem dirigido por nada menos que Ridley Scott, o maravilhoso diretor de clássicos, como Alien, o 8º passageiro (1979) e Blade Runner (1982), que volta a encantar as plateias e todo o mundo. Acredito que deveria ter sido indicado ao Oscar e não só no Globo de Ouro. O filme mostra como o personagem Mark ao se ver sozinho no Planeta Vermelho, enfrenta esta situação, necessitando realizar muitos cálculos, usando sua inteligência, criatividade e conhecimento de biólogo, para se manter vivo. O clima de Marte é inóspito e hostil e tudo que esta a seu alcance é limitado, até mesmo o oxigênio e suprimentos. Então todo seu potencial cognitivo e emocional é colocado à prova e ele acaba lidando muito bem: desenvolve diálogos com as câmeras, o que vira diário de bordo, onde vai registrando suas experiências, acertos e erros, bem como toda gama de sentimentos e frustrações vividas neste período, mas tudo sem perder o bom humor, onde faz "piadinhas" e ri de si mesmo, diante das adversidades; sendo que este otimismo é o que o ajuda a se manter vivo. Ainda que seja meio previsível, a história vai sendo contada de modo mais realista possível e convincente, tanto que sentimos tensão e torcemos o tempo todo por ele. Matt Damon está maravilhoso no papel, com seu jeito calmo, seguro e tranquilo de interpretar. O resto do elenco também é estelar,a fotografia é linda, assinada por Dariusz Wolki e Mark Patten, com seus tons avermelhados em "Marte" e azulada, quando voltada para a equipe da Nasa,na "Terra", é tão impactante para mim, como foi no outro filme neste estilo, Gravidade (2013). Sabe-se que o excelente e veterano diretor, usou cenas espaciais em 3D para compor toda a magnitude do Universo. Apesar de longo, não é cansativo, mantém se envolvente do começo ao fim. Muuuuito bom!!!



Curiosidades: o filme foi gravado em Wadi Rum, no sul da Jordânia, que tem um deserto de cor vermelha e já foi palco de outas produções e depois foram para Budapeste, que tem estúdios grandes e altos, compatíveis com as filmagens. A Nasa não só deu a permissão para que fossem utilizadas tantas informações sobre as viagens espaciais, como virou consultora sobre os aspectos do espaço e viagens, especificamente em relação a Marte. A filmagem durou 70 dias, sendo criado 20 sets de filmagem, o que não é quase nada, quando comparado a outros filmes de Scott, como Êxodos- Deuses e Reis, que foram 70. A figurinista Janty Yates, buscou em imagens reais, a inspiração para compor os trajes, porém voltados mais para uma abordagem prática. Os atores Matt Damon e Jessica Chastain já trabalharam num mesmo filme de temática espacial, em Interestelar (2014), mas não tiveram nenhuma cena juntos.
Premiações e indicações: Venceu o Globo de Ouro para Melhor Filme Comédia/Musical e para melhor Ator Matt Damon, No Oscar, foi indicado a Melhor: Filme, Ator, Roteiro Adaptado, Design de Produção, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som, mas não venceu em nenhuma categoria. No People's Choisce Awards venceu para Melhor Ator Drama, Matt Damon. No Satélite Awards Melhor Som, e no ADG Award, para Melhor Design em Filme Comédia.
Recomendo!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário