sexta-feira, 22 de março de 2019

O destino de uma nação




Diretor: Joe Wright
Atores: Gary Oldman, Kristin Scott Thomas, Ben Meldelshon, Lily James, Ronald Picup, Stephen Dillane, Samuel West, Hilton McRae
Gênero:m Drama
Duração: 126 minutos
Ano: 2018

Sinopse: Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios, tomar posse do cargo de Primeiro Ministro da Grã Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um Tratado de Paz com a Alemanha Nazista  que pode significar o fim de anos de conflito.



Quase que um documentário sobre a vida desse personagem que marca a história da Humanidade, um dos mais brilhantes do século XX, Winston Churchill. Não é precisamente uma biografia, pois o filme mostra apenas um recorte de sua vida, passada em 1940, onde mostra os primeiros dias de Churchill como Primeiro Ministro (que não era a escolha mais aceita por todos, mas se tornou a última esperança), onde se depara com um conflito, tendo que tomar a decisão de aceitar um suspeito acordo de paz com Hitler ou se confronta o ditador, retirando as tropas inglesas na Batalha de Dunquerque, que estavam cercados na França, durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Mas mostra também um Churchill na intimidade do lar, com sua esposa e seus inúmeros rituais e manias. Oldeman está fantástico!!! Já sou fã dele, desde outros tempos: Drácula de Bram Stocker (1992), Minha amada imortal (1994), Batman (a trilogia desde 2008), O espião que sabia demais (2012). Está maravilhoso na composição deste personagem, com sua postura mais encurvada, meio bonachão, mais "volumoso", fala mansa, mas em outro momento com uma oratória impecável, extremamente convincente, que emociona. Gastava muitas horas para compor seu personagem, em torno de 200 horas em maquiagem e para parecer mais gordinho, usava várias próteses que pesavam quase que a metade de seu próprio peso. Tem um elenco de peso e também uma equipe técnica incrível: Roteiro de Anthony Mac Carten, Trilha Sonora de Dario Marianelli, Fotografia assinada por Bruno Delbonnel, Figurino de nada menos que Jaqueline Duran, responsável pelas roupas visualmente espetaculares de alguns filmes de época como Orgulho e Preconceito (2005), Desejo e Reparação (2007), Anna Karenina (2012) e os de aventura: Peter Pan (2015) e A bela e a fera (2017), Editor de Efeitos Especiais de Maquiagem Kazuhiro Tsuji.



Curiosidades: o ator John Hurt estava inicialmente confirmado para o elenco para assumir o papel do ex Primeiro Ministro Britânico Neville Chamberlain. No entanto Hurt estava iniciando um tratamento contra um CA de pâncreas e assim indisponível  para acompanhar os ensaios para as filmagens, vindo a falecer em 2017, menos de dois meses depois do início da produção. E mesmo sem ter feito parte oficialmente do filme, o mesmo será dedicado em sua memória. O filme foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2017. Houve um reencontro de Oldman e Hurt, que haviam trabalhado juntos em O espião que sabia demais (2012). També se esbarrou com Ben Mendelshon nas gravações de Batman, o Cavaleiro das tervas ressurge (2103). O diretor, negligenciou a menção sobre o fato de que Churchill ter sido reeleito a Primeiro Ministro em 1951.
Indicações e Premiações: Oscar 2018, foi indicado para Melhor Filme, Fotografia, Direção de Arte, Figurino e vencendo para Melhor Ator (Oldman) e para Penteado e Maquiagem. Ao Globo de Ouro ganhou para Melhor Ator em Drama, ao Critic's  Choice Awards, foi indicado a Melhor File e venceu para Melhor Ator e Cabelo e Maquiagem. Ao BAFTA, teve indicação para Melhor Filme, Filme Britânico, Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas), Trilha Sonora, Fotografia, Design de Produção e Figurino; venceu para Melhor Ator e Penteado e Maquiagem.


Recomendo que seja visto. Forte e baseado na inspiradora história real. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário