sexta-feira, 27 de março de 2020

A escolha de Sofia




Diretor: Alan J. Pakula
Atores: Meryl Streep, Kevin Klein, Peter MacNikol, Rita Karin
Gênero: Drama
Duração: 150 minutos
Ano: 1982


Sinopse: Em 1947, Stingo (Peter MacNikol) é um jovem protestante e asperante a escritor vindo do sul que vai morar no Brooklyn, na casa de Yetta Zimmerman (Rita Karin) que aluga quartos. Lá conhece Sofia Zawinstowiska (Meryl Streep), sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau (Kevin Klein), seu namorado, um carismático judeu, dono de um temperamento totalmente instável. Em pouco tempo tornam-se amigos, sendo que Stingo não tem a menor idéia dos segredos que ambos escondem.


Mais um filme maravilhoso protagonizado pela diva Meryl Streep, ela está linda nesta performance  e memorável, como a sobrevivente do Holocausto, Sophie. Filme baseado no romance homônimo de 1979, do escritor americano William Clark Styron, que relata neste romance filosófico a tragédia vivida por Sophie Zawistowiska. O filme aborda com delicadeza e através de flash backs da personagem os horrores da Segunda Grande Guerra Mundial e suas consequências, o impacto que isso pode ter no psiquismo dos sobreviventes: dor, medo, pânico e no caso da personagem, culpa, muita culpa; por estar viva e por ter sido obrigada a fazer uma escolha terrível que marcaria sua vida pra sempre.


Sofia é forte e com uma personalidade densa, mas trás cicatrizes profundas do Holocausto e quando encontra Nathan, um judeu americano culto, instável e obcecado pela Guerra, faz dele sua nova razão de viver, ele trás a sua vida o colorido e leveza que havia perdido. Eles de certa forma se completam: ele com seu brilhantismo, alegria de viver e fantasia, possibilita a ela o lenitivo para aplacar suas dores da alma. Os dois acabam estabelecendo uma relação doentia, de amor e ódio (Instinto de Vida, Eros e Instinto de Morte, Tânatos), com muito erotismo e sedução.


Ela precisa da loucura dele para esquecer seus traumas e ele precisa dela, fascinado por sua beleza e pela aceitação/submissão completa que ela desenvolve por ele, aceitando seu descontrole emocional. Daí conhecem Stingo, tornam-se amigos e logo acabam criando um triângulo amoroso, com sentimentos complexos de amor, inveja, ciúme, admiração, fascinação e medo. Sofia acaba fazendo uma segunda escolha na sua vida... Os atores Meryl e Klein estão maravilhosos como os personagens principais, que são de uma riqueza e ao mesmo tempo complexos demais, o que provavelmente não deve ter sido fácil de desempenhar. Meryl dá vida a Sofia, está simplesmente perfeita!!!! Realmente merecedora do Oscar. Inicialmente quando vem para Nova York está frágil, insegura, apesar de ser culta e falar várias línguas, mas com dificuldade para pronunciar o inglês e vai se tornando cada vez mais forte, apesar de toda sua história e Klein, incrível!!! Demonstrando muita segurança, ainda que este personagem tenha sido seu primeiro trabalho no cinema. São ambos, de certa forma apaixonantes. Deve ser por isso que Stingo se encanta por eles e se sente tão acolhido afetivamente.
Tendo como equipe técnica: Cenografista: George Jenkins, Diretor de Fotografia Nestor Almendros; responsável pela música Marwin Hamlisch. Figurino muito criativo e lindo de Albert Wolsky.
Curiosidades: a atriz Meryl se recusou a fazer a cena da escolha, outra vez, por ter achado a cena muito dolorosa e desgastante para filmar. E anos depois, ao participar do programa de Oprah Winfrey, foi apresentada novamente a cena e Meryl ficou visivelmente perturbada.  Meryl também literalmente implorou para fazer este personagem ao Diretor Pakula (ficou realmente de joelhos). Neste filme, ele dirige, escreveu o roteiro e ainda produziu.



Outras atrizes foram convidadas e fizeram testes pra o papel: Marthe Keller e Barbra Streisand.
O filme foi tão marcante que virou uma expressão usada para significar uma escolha muito difícil, uma decisão quase impossível de se tomar.
Indicaçôes e Premiaçôes: Foi indicado ao Oscar de 1983 para Melhor Fotografia, Figurino, Trilha Sonora e Roteiro Adaptado e venceu para Melhor Atriz, claro! Meryl Streep.
Ao BAFTA: indicações para Melhor Atriz e Melhor Ator Estreante.
Ao Globo de Ouro foi indicado para Melhor Filme Drama, Atriz em drama e Astro do ano em cinema.

Na Academia Japonesa de Cinema, foi indicado para Melhor Filme Estrangeiro.
Recomendadíssimo!!! É um filme simplesmente inesquecível!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário