Diretor: Phil Alden Robinson
Atores: Kevin Costner, Amy Madigan, Ray Liotta, Burt Lancaster, James Earl Jones, Gaby Hoffmann, Timothy Busfield, Dwier Brown
Gênero: Drama
Duração: 162 minutos
Ano: 1989
Sinopse: Ray (Kevin Costner), um agricultor em Iowa, ouve um voz misteriosa à noite vinda do seu milharal dizendo: "Se você construir, ele virá", e sente a necessidade de obedecer. Então, ele constrói um campo de beisebol, apoiado por sua esposa, Annie (Amy Madigan). Mais tarde, os fantasmas de grandes jogadores começam a aparecer para jogar liderados por Shoeless Joe Jackson (Ray Liotta). Ray busca um autor recluso para entender essas mensagens e o verdadeiro propósito do campo que construiu.
Filme que é um encanto e nos emociona do início ao fim, gostoso e leve de ver, o ator Kevin Costner estava no auge de sua fama e convence como o personagem Ray Kinsella, esta lindo e charmoso, como sempre. Ray seu personagem é um homem simples, mas um sonhador, ele e a esposa se conheceram quando eram estudantes nos anos 60, e quando se casaram, continuaram fiéis à idéia de vida simples e liberdade que tinham e assim compraram uma fazenda em Iowa. Mais tarde já com filhinha, essa vida pacata que tinham é abalada porque Ray começa a ouvir uma estranha voz, que só ele ouve e o induz a construir um campo de beisebol em seu milharal. Passa a ter sonhos e por fim aposta neles, mesmo não sabendo o por quê de tudo isso, vai sendo guiado por suas intuições, por um desejo interno, que vem da profundeza de seu espírito.
O filme é baseado no livro de W.P. Kinsella. Será que é coincidência, a colocação do próprio sobrenome no livro? Não li, mas pelo filme é possível imaginar o quão tocante deve ser. Tem um enfoque espírita, de amor, resgate de relação e de redenção, principalmente entre pai e filho. Deve ser por isso que emociona tanto! Mais um filme sobre o Amor! Poderia ter alguns Campo de Sonhos na vida real, não é? Seria maravilhoso!
A música é muito comovente, muito bem afinada com o enredo, assinada por James Horner. A Fotografia é muito bela de John Lindley. O Roteiro também é de Phil Alden Robinson, além da direção.
Curiosidades: O personagem Ray, foi oferecido a Tom Hanks, que recusou. Já Sheila McCarthy e Reba McEntire, fizeram testes para a personagem de Annie.
Archibald "Moonlight" Wright Graham, personagem interpretado por Burt Lancaster, foi de verdade um jogador de basebol, em 29/06/1905 fez sua estréia pelo New York Giants, mas 5 dias depois desistiu do sonho de ser jogador de basebol para ingressar na carreira de médico. E infelizmente foi o último filme realizado por Burt Lancaster, que faleceu em 20 de outubro de 1994.
No livro de W.P. Kinsella, o protagonista Ray tem um irmão gêmeo, Richard, mas esta sub trama foi excluída do filme.
A produtora do filme construiu o campo de beisebol numa fazenda localizada em Dyersville, no Iowa. Após o término das filmagens, os donos da fazenda decidiram manter o campo. Desde então, a partir de 1990, o campo foi aberto pra visitação pública e também para jogos. e até no dias de hoje continua assim. Talvez as pessoas busquem de alguma forma, encontrar algo perdido e respostas para suas inquietações, inspiradas pelo filme.
Na época, ainda desconhecidos, Matt Damon e Ben Affleck estavam entre os muitos extras presentes nas filmagens, mas as cenas em que aparecem, infelizmente não foram creditadas.
Recomendadíssimo!!! Veja e depois comente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário