domingo, 13 de fevereiro de 2022

Pieces of a woman


Diretor: Kornél Mundrucó

Atores: Vanessa Kirby, Shia LaBeoulf, Ellen Burstyn, Iliza Shlesingem, Sarah Snook, Molly Parker, Jimmie Fails, Bennie Safdie

Gênero: Drama

Duração: 128 minutos

Ano: 2020




Sinopse: É uma jornada emocional de uma mãe que acaba de perder seu bebê. Diante dessa perda, ela terá que lidar com as consequências que seu luto tem nas relações com seu marido e com sua mãe. Lutando para que seu mundo não desabe por completo.

Filme excelente que aborda a gravidez, Sam e Martha se preparam para ter ser primeiro filho e resolvem fazer em casa, de forma natural e com o acompanhamento de uma doula (profissional que dá suporte físico e emocional à gestante e aos seus familiares, sendo que antes do parto, sua principal tarefa é oferecer informações sobre o parto para a futuro mamãe). No entanto, este momento tão esperado não saiu como previram e os dois são obrigados a lidar com o impacto de uma tragédia extremamente dolorosa. E como se não bastasse a dor, ainda sofrem pressões de todos os lados: família, mídia, advogados, e os dois vão precisar descobrir como preservar o relacionamento deles neste período de crise.




É um filme americano, mas com um diretor de cinema e teatro húngaro, Mundruczó que dirige com maestria do início ao fim, podemos sentir todo o desconforto físico e dor de Martha durante seu parto difícil, o nervosismo de Sam e a insegurança e tensão da doula durante todo o processo. E depois a dor devastadora de todos os envolvidos, de como cada um vivencia e lida com sua dor, mas principalmente da mãe Martha. A atriz Vanessa através de sua interpretação surpreende, passa uma dor genuína, uma sensação de vazio, perda e quebra de suas expectativas, mas em nenhum momento assume uma postura de vítima ou mártir, ela só necessita de um período de silêncio e reclusão para elaborar essa perda irreparável. O filme mostra muito bem como Martha vive a quebra de si mesma e a sua capacidade de juntar novamente seus pedaços. Trás também como as relações humanas são complexas, de como relacionamentos despreparados ou mal resolvidos podem ser recuperados ou não diante das tragédias e ainda a questão da noção do que seria justiça diante do que aconteceu. O que era algo íntimo na vida de um casal, tomou proporções grandiosas e tem um alcance nacional, sendo amplamente acompanhando pela mídia. 


O filme inicia como algo mais intimista e nos lança depois para algo muito mais abrangente, da difícil relação afetiva que Martha já tinha com sua mãe e irmã; da construção de um relacionamento frágil com o companheiro; do sentimento de desamparo e solidão que sentiu diante da perda do sonho de ser mãe e as decisões morais que precisa tomar, para ter paz e tentar recomeçar sua vida após tamanha perda.   

O filme não teve uma tradução para o português, mas caso tivesse sido seria "Pedações de uma mulher".

A fotografia é maravilhosa assinada por Benjamin Loeb. Música de Howard Shore.


Curiosidades: Um dos produtores executivos foi Martin Scorcese.

O filme teve sua estréia mundial em 04 de setembro de 2020 no Festival  Internacional de Veneza, onde Kirby ganhou o Copa Volpi de Melhor Atriz e foi indicada a vários outros prêmios como ao BAFTA, Critic's Choice Award, Globo de Ouro e Oscar 2021, para a mesma categoria.

A escalação tanto de Vanessa Kirby como de Shia LaBouf aconteceu em outubro de 2019 e em dezembro começaram as filmagens.

O roteiro é de Kátia Weber, que é esposa de Mundruczó.

Filme muito tocante. Recomendo! Mas vou confessar que meu lado otimista e romântico ficou esperando ate´o fim por um fechamento mais feliz. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário