sábado, 27 de outubro de 2012

Tomates verdes e fritos



Diretor: Jon Avnet
Atores: Jessica Tandy, Kathy Bates, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker, Chris O’Donnel, Gailard Sartain, Stan Shaw
Gênero: Comédia dramática
Duração: 136 minutos
Ano: 1.991

Sinopse: Evelyn Couch (Kathy Bates) é uma dona de casa emocionalmente reprimida, que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Ed (Gailard Sartain), o marido dela, quase não nota a existência  de Evelyn. Toda semana eles vão visitar uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que Evelyn entre no quarto. Em uma ocasião, enquanto ela espera que Ed termine a visita, Evelyn conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma debilitada mas gentil senhora de 83 anos, que ama contar histórias. Através das semanas, ela faz relatos que estão centrados em duas jovens, Idgie (Mary Stuart Mastenson) e Ruth Jamison (Mary-Louise Parker), que provocam a ira dos cidadãos menos tolerantes de Whistle Stop. Mas elas fazem um tomate frito que é reconhecido como uma iguaria por todos na região. Assim, cativam até os mais hostis, como também a senhora Evelyn Couch, que ouve a história e a partir de então resolve mudar algumas coisas em sua vida.



Filme de uma sensibilidade tocante, lindo. Conta a história de duas mulheres que passam por momentos de intensos sofrimentos, cada uma à sua maneira, mas que se tornam amigas de uma maneira tão intensa e incondicional, que conquista a todos, não só na história, como também ao expectador. A história é contada por uma descendente da família Threadgoode, Ninny (Jéssica), que no momento está sendo acompanhante de uma velha conhecida, que se encontra internada em um hospital e que viveu no tempo real, da história que está sendo contada. Como a história é comovente, acaba por sensibilizar a ouvinte Evelyn (Kathy), que passa a se tornar uma pessoa mais feliz, à medida que deixa de sentir pena de si mesma e promove mudanças significativas em sua vida. O filme, faz um questionamento profundo de valores, tanto pessoais como sociais, no grande valor da amizade, do amor e do respeito pelas escolhas de cada um. Muito tocante, doce, mas ao mesmo tempo forte e profundo. Foi indicado ao Oscar de1.992, para Melhor Atriz Coadjuvante para Jéssica Tandy e Melhor Roteiro Adaptado (Fannie Flag e Carol Sobieski). Foi indicado também ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Atriz (Kathy Bates) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Tandy). Teve duas indicações no BAFTA, de Melhor Atriz (Jessica Tandy) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kathy Bates). Nos sets de filmagem o diretor chamava a atriz Mary-Louise de Lou e a atriz Mary Stuart de Stu. Os apelidos foram dados devido à similaridade dos nomes. Filme altamente recomendado, não deixe de ver. Comente depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário