quinta-feira, 12 de abril de 2012

O homem elefante


Direção: David Lynch
Atores: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancrof
Gênero: Drama
Duração: 124 minutos
Ano: 1.980

Sinopse: Uma assustadora aberração de circo, John Merrick (John Hurt - Hellboy, Dogville, Harry Potter e a Pedra Filosofal), é rotineiramente humilhado por seu mestre Bytes (Freddie Jones). Mas Frederick Treeves, um famoso cirurgião (Anthony Hopkins - Alexandre, O Grande, A máscara do Zorro, O silêncio dos inocentes), fica fascinado por aquele personagem grotesco e o leva para o hospital em que trabalha. Fora daquele ambiente hostil, o médico vai descobrir que, a despeito de sua aparência incomum, Merrick é um ser humano sensível, inteligente e gentil.


Este filme é um dos meus favoritos, digamos que estaria na Galeria dos Dez Mais. É linnndo, uma verdadeira obra de arte de David Lynch, já nosso conhecido por Duna (1984), Veludo Azul (1986), A estrada perdida (1997), Twen Peaks (1992)... que se baseia na história verdadeira de John Merrick e nos brinda com este filme de extrema sensibilidade e respeito pela alma humana. Neste caso, encontra-se em uma pessoa (interpretado brilhantemente por John Hurt) que no primeiro momento nos causa repulsa e pena, mas no decorrer do filme, acabamos por nos apaixonar por ele, ao penetrarmos no seu mundo interno (na grandeza de seu ser, rico de amor, sensibilidade, coragem, inteligência e luz, apesar de todo sofrimento vivido), acabamos por deixar de ver a sua "feiura" externa ao nos depararmos com sua "beleza e riqueza" interna, sua dignidade. É emocionante, comovente... A cena em referência ao Salmo 23, é simplesmente tocante. Com fotografia linda  em preto e branco, retrata com perfeição a Londres do século XIX que se encontrava entre a exaltada sensibilidade vitoriana e a realidade dura da revolução industrial. É um filme que não pode deixar de ser visto antes de morrer (referência ao 1001 Filmes para ver antes de morrer de Steven Jay Schneider).


Curiosidades: O filme é baseado no livro The Elephant Man and Others Reminiscences de Sir Frederick Trevis. O nome verdadeiro do Homem Elefante era Joseph Merrick e não John, mas a troca foi feita pelo escritor, por motivos desconhecidos. A maquiagem do Homem Elefante levava cerca de oito horas para ser feita e aplicada em Hurt e cerca de doze para ser retirada. Affff!!! Ator sofre, né??? O diretor Mel Brooks foi um dos produtores executivos, tendo sido o responsável pela contratação de David Lynch e pela decisão de filmar em preto e branco, fotografia de Freddie Francis. Entretanto para evitar que om público considerasse o filme uma sátira pela simples presença de seu nome. Brooks pediu que seu nome não constasse nos créditos do filme.
O filme teve oito indicações para o Oscar de 1.981, de Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Adaptado, Montagem, Direção de Arte (Stuart Craig, Robert Cartwrigth e Hug Scaife), Música Original composta por John Morris e Figurino assinado por Patricia Norris, mas infelizmente não ganhou nenhum, apesar de ter recebido outros prêmios em Londres, no BAFTA, venceu para Melhor Filme, Ator e Designer (Stuart Graig). Ao Globo de Ouro teve quatro indicações, Melhor Filme Drama, Diretor, Ator Drama e Roteiro. Ao Cesar em 1982, para Melhor Filme Estrangeiro. Acredito que tenha sido injustiçado, como tantos outros pela Academia. Merecia os prêmios de Direção e Ator.
Recomendadíssimo!!!. Confira!!! Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário