domingo, 5 de junho de 2022

Mank


Diretor: David Fincher

Atores: Gary Oldman, Amanda Seyfried, Lilly Collins, Tom Pelphrey, Arliss Howard, Tuppence Middleton, Monika Gossman, Joseph Cross, Tom Burbe, Charles Dance.

Gênero: Biografia

Duração: 131 minutos

Ano: 2021




Sinopse: O enredo de Mank segue a história tumultuosa do roteirista Herman J. Mankiewicz, seus problemas com álcool, seu trabalho com Orson Welles para construir o roteiro da obra icônica Cidadão Kane (1941) e sua luta com o mesmo, pelo crédito do script do grandioso longa e da sua relação com grandes nomes da indústria cinematográfica da época, principalmente com o poderoso magnata da mídia William Randolph Hearst.


Filme em preto e branco, nostálgico que homenageia os grandes Estúdios da época e mostra os bastidores e negociações por trás dos filmes. Todo o glamour de Hollywood, nas décadas de 30 e 40, com uma pitada de humor, mas principalmente como eram feito os acordos, os grandes negócios e interesses, na preparação de um dos maiores clássicos de todos os tempos. O diretor revisita a Era de Ouro em Hollywood e ao processo de criação de Cidadão Kane, filme premiado em 1941, apenas por Melhor Roteiro Original e levando o nome dos dois, Welles e Mankiewicz, ainda que tivesse recebido outras indicações na época, para Melhor Filme, Diretor, Fotografia (em preto e branco), Montagem, Direção de Arte, Som, Música (de filme dramático). Já naquele tempo, nem sempre os filmes grandiosos conseguiam ganhar mutos prêmios, apesar das inúmeras indicações.


É um filme que não vai agradar a muitos, por ser mais lento, monótono e estar sempre ás voltas com termos e discussões calorosas sobre o cinema e temas muito específicos sobre uma produção. Acredito que seja muito mais interessante para quem realmente aprecia o cinema e suas implicações. O grande público poderá não gostar. Os críticos americanos gostaram e fizeram elogios a Direção.

Tem um excelente elenco, Gary Oldman, está como sempre, brilhante como o alcoólatra Mank, que as vezes é patético, outras vezes hilário. Que era um roteirista extremamente respeitado e que se consagra ao assinar mais esta obra. No filme é mostrado um recorte de sua vida, da sua genialidade bem como suas dificuldades em lidar com a bebida, mas também mostra sua generosidade para com todos a sua volta. E no momento sua luta contra o tempo para concluir o roteiro no tempo combinado. E a atriz Amanda surpreende, está muito bem, como a personagem Marion Davies, charmosa e expressiva.

Realmente tem uma bela fotografia assinada por Erik Messerschmidt, Edição de Kirk Baxter, Figurino de Trish Summerville, sendo que esta foi sua primeira indicação ao Oscar, apesar de já ter sido responsável por outros looks dos filmes: Jogos Vorazes: em chamas; Millenium: os homens que não amavam as mulheres e Garota exemplar. Compositores Trent Reznor e Atticus Ross, sendo que ambos já venceram o Oscar pelo trabalho junto com Fincher em A rede social (2010).





Indicações e Premiações: Oscar 2021, para Melhor Filme, Ator (Gary Oldman), Direção, Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried), Figurino, Trilha Sonora, Som, Maquiagem e Cabelo. Apesar das dez indicações, só venceu para Melhor Fotografia e Designer de Produção.

Ao Globo de Ouro 2021 foi indicado para Melhor Filme de Drama, Direção, Ator em Drama, Atriz Coadjuvante em Drama e Trilha Sonora. Mas não ganhou em nenhuma das indicações, foi de certa forma um filme esnobado nesta premiação.

Ao BAFTA 2021: o longa foi  indicado nas seis categorias de Melhor Roteiro Original para Jack Fincher, Trilha Sonora Original, Fotografia, Maquiagem e Cabelo e venceu na categoria de Designer de Produção (Donald Graham Burt e Jan Pascale).


Curiosidades: esse é o décimo primeiro filme de David Fincher e foi escrito pelo seu pai. Jack Fincher, nos anos 1990. David pretendia produzir o filme após o término de The Game, porém o projeto nunca seguiu em frente e seu pai faleceu em 2003. Só recentemente conseguiu realizar seu sonho.

Desde o início queria gravar em preto e branco e isso foi uma das dificuldades enfrentadas na produção do longa e também queria dirigir ator Oldman para estrear seu filme, foi categórico quanto a isso. E também sondou outro ator famoso, mas que acabamos por não vê-lo, acredito que seja devido aos escândalos que o mesmo esteve envolvido, Kevin Spacey

As filmagens começaram em 01 de novembro de 2019 em Los Angeles. Também houve filmagens em Victorville, na Califórnia. Sendo tudo finalizado em 04 de fevereiro de 2020.

É um bom filme, vale a pena assistir, muito bem dirigido e produzido, mas sinceramente mais pela produção como um todo e pela história em si, porque apesar de grandioso, é daqueles que não empolga.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário