Diretor: Michael Bay
Atores: Ben Afleck, Josh Harnett, Kate Backinsale, Alec Baldwin, Cuba Gooding Jr, Jennifer Garner, Jon Voigth, Tonny Curran, Nicholas Farrell, Sean Farris, Cary-Hiroyuki Tagawa, Mako, Dan Aykroyd
Gênero: Romance
Duração: 183 minutos
Ano: 2001
Sinopse: Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos e envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os EUA entre, na Segunda Guerra Mundial. Enquanto Rafe (Ben Afleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na Força Americana que lutará na Guerra, em Londres, Danny (Josh Harnett) torna-se piloto da Força Aérea dos EUA e permanece no país, Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.
Mais um filme encantador e mais uma grande superprodução épica de Hollywood, produção e fotografia impecáveis. Que aborda a Segunda Grande Guerra Mundial, quando frotas de navios japoneses invadem Pearl Habor e causa danos irreparáveis.. Esta rivalidade entre EUA e Japão são muito mais antigas do que o imaginado, começou na década de 1920. Era mantida relações cordiais, para que continuassem sendo parceiros comerciais, mas em 1931, este "acordo de cavalheiros" foi rompido, quando o Japão invadiu a Manchúria, na China. E temendo uma expansão maior ainda, em 1937, os EUA começaram a ajudar a China juntamente com o Reino Unido e França. Em 1940, o Japão invadiu a Indochina Francesa, tentando impedir o fluxo de suprimentos que chegavam à China.
Os EUA interromperam o embarque de aviões e peças, máquinas, ferramentas e combustível de aviação para o Japão, que estes consideraram um ato hostil. Em meados de 1940, o Presidente Franklin D. Roosevelt mudou a Frota do Pacífico que estava em San Diego para o Havaí. Também ordenou um acúmulo militar nas Filipinas, tomando as duas ações na esperança de desencorajar a agressão japonesa no Extremo Oriente. Em julho de 1941 os EUA cessaram as exportações de petróleo para o Japão, após este apreender a Indochina Francesa após a queda da França. O estopim estava só crescendo quando em 07 de dezembro de 1941, às 08:00 hs, num Domingo, o Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa fez um ataque militar surpresa a base naval de Pearl Harbor, em Honolulu, no Território do Havaí. O Império do Japão pretendia o ataque como uma ação preventiva para impedir a Frota do Pacífico dos EUA de interferir em suas ações militares planejadas no sudoeste da Ásia contra territórios ultramarinos do Reino Unido, Países Baixos e Estados Unidos. Ao longo de sete horas, houve ataques japoneses coordenados às Filipinas, Guam, Ilha Wake dos EUA, Império Britânico na Malásia, Singapura e Hong Kong. Mas o ataque só fez com que os EUA que era um país neutro, a entrar oficialmente na Segunda Grande Guerra Mundial, no dia seguinte.
Quanto ao filme, foi muito criticado quanto a roteiro, direção e atuação, por não precisar tanto os fatos (os sobreviventes do ataque, disseram que o hospital não foi atacado, como mostrado no filme por exemplo); historiadores disseram que o personagem de Ben Afleck, como aviador do Esquadrão Águia, não poderia estar lá, pois este esquadrão deixou de operar desde a Batalha da Grã-Bretanha em outubro de 1940; os críticos de cinema enfatizam que por retratarem um acontecimento histórico, deveria ser mais verdadeiro e não um romance tendo como pano de fundo os acontecimentos na invasão a Pearl Harbor, pois acreditavam que como tem o nome do acontecimento, deveria ser mais preciso. Mas foi elogiado no aspecto técnico, como nos efeitos especiais. Em entrevista Jerry diz;" Nós tentamos ser precisos, mas não era para ser uma aula de História". Bem, com críticas à parte, o filme tem uma produção grandiosa de Jerry Buckhemeier, e uma direção espetacular de Bay, com muitas cenas de ações, tudo muito dinâmico e convincente.
Tem ainda uma fotografia exuberante, assinada por Josh Schwartzman. Música de Hans Zimmer. (Tennessee, Hauser; I will come back; Attack e outras, bem como a belíssima There you'll be, de Faith Hill). Roteiro de Randall Wallace, Designer de Produçao de Nigel Phelps e Montagem de Chris Lebenzon, Steven Rosenblum e Mark Goldblat. E um elenco maravilhoso, com excelentes interpretações, com um Ben Afleck esbanjando charme e sedução, todos trabalham bem, encantam e emocionam e assim nem percebemos o tempo passar.
Indicações e Premiações: foi indicado ao Oscar 2001 em quatro categorias, Melhor Som, Canção Original e Efeitos Visuais e venceu para Montagem de Som (Christopher Boyes e George Waters II).
Ao Globo de Ouro foi indicado a Melhor Canção Original (There you''llbe por Faith Hill) e a Melhor Trilha Sonora.
Ao MTV Movie Awards para Melhor Ator (Ben Afleck), Atriz (Kate Beckinsale) e Melhor sequência de ação.
Curiosidades: o cozinheiro e marinheiro da terceira classe Dorie Miller vivido pelo ator Cuba Gooding Jr.) estava no USS Wets Virgínia.Não tinha autorização para portar armas, e por isso, nunca teve treinamento com as grandes metralhadoras antiaéreas calibre 50, que acabou usando, no momento do ataque. Dorie derrubou dois aviões inimigos e salvou a vida de seu capitão. É um personagem real e foi o primeiro afro-americano a ser condecorado pelo Governo dos Estados Unidos. Mas infelizmente recebeu a Cruz Naval postumamente, porque morreu em outra batalha, quando o navio em que estava foi afundado.
O planejamento do Ataque Doolitle, a investida em si e as consequências do ataque mostradas no filme são consideradas uma das partes historicamente mais precisas do filme. Em Pearl Hrbor, Jimmy Doolitle (Alec Baldwin) e o resto dos seus comandados aparecem decolando dom USS Hornet a cerca de 1004,23 km da costa japonesa após serem descobertos por barcos patrulha japoneses. Na realidade, os combatentes de Doolitle se lançaram a 1046,07 km (ou 650 milhas) da costa do Japão após serem descobertos por apenas um navio japonês. No filme, se passa a idéia de que o ataque foi uma imensa retaliação por Pealr Harbor, com um eficiente bombardeio contra Tóquio, com as bombas explodindo prédios inteiros. Embora na vida real Tóquio realmente tenha sido atingida, outras três cidades industriais também foram atacadas e o dano dos bombardeiros foi mínimo (o objetivo do ataque não era retaliar Peral Harbor, mas sim mandar uma mensagem para os japoneses sobre a capacidade americana).
Super recomendo apesar das polêmicas, valer super a pena, o filme é visualmente lindo, indiscutivelmente e ainda inesquecível!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário