sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1.492 - A conquista do Paraíso


Direção: Ridley Scott
Atores: Gérad Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante, Angela Molina, Michael Wincott, Tchéky Karyo, Frank Languella
Gênero: Aventura
Duração: 154 minutos
Ano: 1.992                                                         

Sinopse: É  uma grande aventura com cenas deslumbrantes captadas pelo diretor Ridley Scott (Alien, Blade Runner - O caçador de andróides, Thelma e Louise) e estrelada por Gérard Depadieu, Armand Assante e Sigourney Weaver. Depardieu interpreta Cristóvão Colombo, um intrépido navegador que descobre uma nova rota para às Índias, porém não deixa de estar sujeito às traições e carnificinas que suas viagens trariam como consequência. Vinte anos de sua vida, passando pelo empenho em conseguir apoio da Coroa Espanhola para bancar sua expedição. O filme mostra as duas primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante e nos leva à terceira e última etapa da deslumbrante aventura. Bravura e cegueira, triunfo e desespero e a arrogância do Velho Mundo, em contraste com a inocência do Novo Mundo, sucedeu, nessa ordem, uma história guiada por poder e paixão extremados. Mostra a luta de Colombo para colonizar um continente que descobriu por acaso, além de sua decadência e velhice.

Da realidade para a ficção, este filme é uma aula de história, nos mostra a odisséia de Cristóvão Colombo, através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava a expedição daquela época, quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem, tudo era muito incerto, só mesmo a intuição e sua fé de que estava preste a realizar uma grandiosa descoberta, o continente americano. E infelizmente, a história nos mostra que os louros da descoberta acabou ficando com o italiano Américo Vespúcio. O que foi um feito histórico para os europeus ( para a classe nobre da época, infectada por princípios políticos criados para atenderem aos seus interesses: a dominação e a busca constante por riqueza, para poder sustentar seus excessos e luxos, será só no passado???), resultou numa invasão cruel para os nativos. O filme é brilhante, com direção de Ridley Scott e foi lançado em 1.992, durante o período das comemorações de 500 anos do descobrimento da América. O filme em si é um épico de grandes qualidades, Scott se esmerou ainda  mais, naquilo que já é mestre: fotografia, figurinos baseados em pesquisas aprofundadas sobre os padrões de vestuários do período, reprodução de objetos e artefatos característicos da época e locações que passam a idéia clara do ambiente em que ocorreram os acontecimentos e como se não bastasse, tudo ao som do competente compositor Vangelis, com sua musicalidade que passa uma aura de vitória, conquista e êxtase, associada a certa religiosidade, quando acontece a chegada de Colombo no continente, emocionante... O diretor que também foi um dos produtores, fez uma única exigência para aceitar a direção do filme, de que o personagem principal fosse interpretado por Gérard Depardieu, que foi extremamente convincente. O filme também propiciou uma segunda parceria de Scott com Sigourney Weaver, a primeira foi em Alien, o 8º passageiro. Assista, é altamente educativo, a real história, aquela que não vemos na nossa formação acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário