domingo, 18 de março de 2012

A Saga Crepúsculo.




Escritora: Stephenie Meyer
Filmes: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Amanhecer parte I e parte II
Direção: Catherine Hardwicke, Chris Weiz, David Slater e Bill Condon
Atores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Nikki Reed, Kellan Lutz, Billy Burke, Jackson Rthbone, Ashley Greene, Peter Facinelli, Elisabeth Reaser, Gil Birminghan, Dakota Fenning, Michael Sheen, Rachelle Lefreve, Bryce Dallas Howard, Xavier Samuel e tantos outros.
Gênero: Drama
Duração: aproximadamente 120 minutos, cada filme
Anos: 2.008, 2.009, 2.010 e 2.011 respectivamente 


Sinopse: Saga da relação de Isabella Swan, filha de pais separados que vai morar com o pai em Forks e se depara com um mundo à parte, envolvida com seres como vampiros, os Cullen, os vampiros nômades e os lobisomens e se apaixona perdidamente por um membro da famíla Cullen, o Edward, daí nasce um conflito gigantesco que envolve a todos, na luta por manter suas identidades e suas vidas, sem revelar o que realmente são. É a história de um amor impossível entre uma humana desastrada e um vampiro com valores nobres e de certa forma humanos e suas implicações diante da família de ambos e o meio social em que vivem e dos códigos de honra de cada um deles. No decorrer da história se forma um triângulo amoroso entre Bella, que ao ser abandonada por Edwrad, acaba se aproximando do lobo Jacob e de certo modo se apaixona por ele. À medida que a trama vai avançando Bella terá que realizar uma difícil escolha, não é possível amar fogo e gelo ao mesmo tempo... E ainda tem a realeza da espécie vampiros, que vão sendo pontuados ao longo da história. É uma história envolvente, fascinante...Assista e apaixone-se por ela.

Quanto a esta Saga, sou particularmente apaixonada. Sempre me senti atraída pelo assunto "vampiros", desde os filmes antigos como os representados por Bela Lugosi (Drácula), Christopher Lee (O vampiro da noite), A dança dos Vampiros, do diretor Roman Polanski, Fome de Viver com David Bowie e Catharine Deneuve, Amor à primeira mordida, Entrevista com o vampiro (vou comentar posteriormente), Blade, Drácula de Bram Stocker. Enfim, mas em todos, o enfoque é muito diferente deste apresentado pela escritora Stephenie Meyer, adorei a visão de entes que não sejam especificamente "monstros" sanguinários. Ela nos faz pensar que, talvez seja possível existirem seres que não sejam própriamente bons ou maus, assim como nós humanos. Somos uma mescla de características, emoções, personalidades, sentimentos e estamos sempre em constante evolução que não é possível sermos rotulados com uma única definição. Além de que, conseguiu criar cada personagem com uma personalidade única, com uma gama muito rica no seu jeito de pensar, sentir e agir. Ela foi fantástica, para mim, está de parabéns. A minha adolescente, voltou à tona com uma força gigantesca, tanto que não consegui conter. Li todos os livros da saga e em nenhum deles é possível se adivinhar a sequência dos acontecimentos, sua escrita é clara e dinâmica, mantendo o leitor atento, focado e louco para conhecer o desenrolar da trama. Amei os livros, os filmes (ainda que dirigidos por diretores diferentes, são maravilhosos, mas tiveram todos a mesma roteirista Melissa Rosenberg, perfeita!, os CDs (amo a música Flightless bird, American mouth - de Iron e Wine, que foi apresentada no filme Crepúsculo e depois no Amanhecer, parte I,  em cenas marcantes, Linnnnda!!!), guia ilustrado, tenho tudo.  Bom, não posso deixar de falar do Edward, personagem atuado pelo ator Robert Thomas (como no filme) Pattinsson, que inicia de modo inseguro e vai crescendo e amadurecendo como todos, no decorrer da sequência. Bom, o personagem agrada as mulheres desde a puberdade até a terceira idade, ele é "o sonho"...Educado, fino, culto, altruísta (ama a Bella de forma incondicional e não egoísta, caso contrário já a teria transformado em vampira logo no início), inteligente e como se tudo isso ainda não bastasse, para completar é liiinnndo e rico, ou seja, é perfeito!!! Por isso, na saga, não poderia ser humano mesmo. Nós não conseguimos reunir todas estas qualidades num só ser. Uma curiosidade: o vestido de noiva de Bella, é assinado por ninguém menos que Carolina Herrera, a famosa estilista argentina. Estou aguardando ansiosamente a parte II do Amanhecer, pena que será o último e só irá estrear em novembro deste ano. Bem, ainda terá um livro escrito pela Stephenie, O sol da meia-noite, que é uma visão de
 tudo através da ótica do Edward, vamos aguardar... 

Amo as cenas na Campina, um lugar de sonhos, que Edward e Bella sempre vão para encontros decisivos em suas vidas. E a cena do casamento, onde toca um trechinho apenas da música belíssima de Christina Perri,  A thousand years, na entrada; e quando se beijam depois do sim e a câmera faz um giro por todo o espaço e é como se eles estivessem ali sozinhos, que é sempre a sensação sentida pelos apaixonados, como se nada mais fosse importante além dos dois!!! Fiquei encantada com a cena. 
Bom, sou suspeita, mas super recomendo esta saga. É simplesmente linda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário