domingo, 5 de agosto de 2012

Albert Nobbs


Direção: Rodrigo Garcia
Atores: Glenn Close, Janet McTeer, Pauline Collins, Aaron Johnson, Mia Wasikowska, Bronagh Gallagher, Jonathan Rhys Meyers, Brendan Gleeson
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos
Ano: 2.011

Sinopse: Irlanda, século 19, Albert Nobbs (Glenn Close) trabalha como mordomo e esconde um segredo: é na verdade, uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por homem, para poder se manter e concretizar o sonho de ser a dona de uma tabacaria. Entretanto sua farsa é ameaçada quando um pintor, Hupert Page (Janet McTeer), divide o quarto com Albert por não haver outro dormitório disponível no hotel em que ambos trabalham. Agora ela se encontra presa em uma prisão de sua própria criação.

Filme interessante, que mostra a história de uma mulher (Close) que passa a sua vida se vestindo de homem  (Albert) em Dublin, Irlanda do século XIX, quando mulheres se travestiam de homens para poder trabalhar e sobreviver numa época em que certas funções eram proibidas para o sexo feminino. Embora sua história de vida também tenha propiciado para que fizesse tal escolha. Torna-se um funcionário dedicado e exemplar, sempre atencioso com os clientes e com as pessoas. E sonha em ter de uma vida melhor, ser proprietário de um negócio próprio e se casar com uma colega de trabalho, mas tudo isso vai mudando no decorrer do filme, que tem um final inesperado. O filme é baseado num conto do romancista irlandês George Moore e já foi produzida em teatro em 1.982, sendo encenada por Glenn Close, também no papel principal. Close também foi uma das produtoras e co-roteirista deste filme, o que já era um sonho antigo dela (transformar a peça em filme). O filme foi produzido pela Irlanda e Reino Unido, teve várias indicações a prêmios conhecidos como Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild Award  e outros, em categorias como Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante, Maquiagem, Canção Original. No Oscar 2.012, Gleen  foi indicada a Melhor Atriz mas perdeu novamente, desta vez para Maryl Streep. Teve outras indicações: em 1.988 por Atração Fatal e em 1.989 por Ligações Perigosas, nunca vencendo. Curiosidade: para os papéis de Helen (Mia Wasikowska - Alice) e Joe (Aaron Johnson - O garoto de Liverpool), haviam sido escolhidos inicialmente os atores Amanda Seyfried e Orlando Bloom. A atriz Glenn Close está perfeita neste personagem, muito convincente, de um homem tímido e introspectivo. Veja, confira e comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário