quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Avatar





Direção: James Cameron
Atores: Sam Worthington, Zoe Saldãna, Sigourney Weaver, Michelle Rodrigues, Giovanni Ribisi, Stephen Lang, Laz Alonso 
Gênero: Ficção científica
Duração: 162 minutos
Ano: 2.010

Sinopse: No épico de ação e aventura, James Cameron nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. No distante planeta Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta. Tendo que fazer uma escolha entre a vida que deixou para trás e o incrível mundo que aprende a chamar de lar e liderando uma batalha heróica para salvar uma civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, em 1.994, quando ainda não existiam meios para concretizar suas idéias. Agora, após 4 anos de trabalho real, Avatar nos proporciona uma inovadora experiência de inversão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária foi inventada (visualização em 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme) se dilui na emoção dos personagens e na história encantadora. 


Bom, este filme é um "divisor de água" em relação ao cinema, no que se refere a tecnologia, como não poderia deixar de ser, é dirigido pelo sempre inovador James Cameron, conhecidíssimo por ser o diretor de O exterminador do futuro, True Lies e Titanic. Mas neste filme, acredito que tenha se superado. Os atores também nos surpreendem, muitos convincentes, principalmente Sam Worthington, quando vi o filme pela primeira vez, acreditei que ele fosse paraplégico, tal a sua desenvoltura ao desempenhar o seu personagem e a leveza com que desempenha o seu "avatar", está brilhante (adoro a cena em que ele corre pela primeira vez, experimentando seu novo corpo,  repentinamente pára e movimenta os pés, sentindo a areia, já que na sua vida real se encontrava paralítico e não podia mais vivenciar esta experiência). Tudo no filme é novo: o ano  de 2.154, o planeta Pandora, com sua encantadora floresta: com sua riquíssima fauna e flora, e que colorido!!! Tudo esplêndido, espetacular, brilhante...Ficamos fascinados com tudo, do início ao fim do filme e nem percebemos o tempo passar e como se não bastasse, ficamos querendo mais. Ficamos tão identificados com os  Na'vi, "nativos humanóides", que torcemos por eles e ficamos contra a nossa própria espécie, porque no fundo sabemos o quanto podemos ser destrutivos. O filme todo é um alerta, precisamos abrir os olhos para o que estamos fazendo com o nosso planeta, movidos principalmente pela nossa ganância e não pela sobrevivência. De como negligenciamos nossa pátria, o planeta Terra, que tanto nos acolhe e ainda assim, não convivemos de maneira civilizada com ele, vivendo como eternos exploradores. Precisamos nos conscientizar..."abrir os olhos". Em 2.005 a língua Na'vi foi criada pelo linguista Paul Frommer, para ser a língua falada pelos nativos Omaticaya (veneram a natureza e têm uma relação neuro bio-botânica com a mesma). Avatar foi a produção mais cara na história do cinema e se encontra em 5º lugar em termos de arrecadação de bilheteria (Titanic, O Senhor dos Anéis - O retorno do Rei, Piratas do Caribe - O baú da morte e Batman - O cavaleiro das Trevas). Foi indicado a nove categorias no Oscar de 2.010, de Melhor Filme, Diretor, Edição, Edição de som, Mixagem de som e Trilha Sonora, sendo que ganhou de: Melhor Fotografia, Efeitos Visuais e Direção de Arte e também indicado ao Globo de Ouro do mesmo ano para Canção Original (I see you de Leona Lewis - Frase muito falada no filme, no sentido não só de ver, mas de sentir a totalidade do que se vê) e Melhor Trilha Sonora, sendo que ganhou de Melhor Filme e Direção. Para mim foi injustiçado, perdeu para o insosso Guerra ao terror com direção de Katryn Bigelow, ex esposa de Cameron, irônico, não??? Não deixe de ver, imperdível mesmo, independente do gosto!!!

Um comentário:

  1. Ufa! Até que enfim, rssss! Extraordinário James Cameron! O Mundo de pandora nos fascina com sua beleza natural. Seus exóticos ecossistemas... O detalhe encontrado neste mundo, a cultura, a linguagem de um povo e sem falar nas fotos. Que ensina aos seres humanos, imaginar como seria o mundo dessa forma. Belo, magnifico e arrebatador. Simplesmente Amei.

    ResponderExcluir