Direção: James Cameron
Atores: Sam Worthington, Zoe Saldãna, Sigourney Weaver, Michelle Rodrigues, Giovanni Ribisi, Stephen Lang, Laz Alonso
Gênero: Ficção científica
Duração: 162 minutos
Ano: 2.010
Sinopse: No épico de ação e aventura, James Cameron nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. No distante planeta Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta. Tendo que fazer uma escolha entre a vida que deixou para trás e o incrível mundo que aprende a chamar de lar e liderando uma batalha heróica para salvar uma civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, em 1.994, quando ainda não existiam meios para concretizar suas idéias. Agora, após 4 anos de trabalho real, Avatar nos proporciona uma inovadora experiência de inversão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária foi inventada (visualização em 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme) se dilui na emoção dos personagens e na história encantadora.
Bom, este filme é um "divisor de água" em relação ao cinema, no que se refere a tecnologia, como não poderia deixar de ser, é dirigido pelo sempre inovador James Cameron, conhecidíssimo por ser o diretor de O exterminador do futuro, True Lies e Titanic. Mas neste filme, acredito que tenha se superado. Os atores também nos surpreendem, muitos convincentes, principalmente Sam Worthington, quando vi o filme pela primeira vez, acreditei que ele fosse paraplégico, tal a sua desenvoltura ao desempenhar o seu personagem e a leveza com que desempenha o seu "avatar", está brilhante (adoro a cena em que ele corre pela primeira vez, experimentando seu novo corpo, repentinamente pára e movimenta os pés, sentindo a areia, já que na sua vida real se encontrava paralítico e não podia mais vivenciar esta experiência). Tudo no filme é novo: o ano de 2.154, o planeta Pandora, com sua encantadora floresta: com sua riquíssima fauna e flora, e que colorido!!! Tudo esplêndido, espetacular, brilhante...Ficamos fascinados com tudo, do início ao fim do filme e nem percebemos o tempo passar e como se não bastasse, ficamos querendo mais. Ficamos tão identificados com os Na'vi, "nativos humanóides", que torcemos por eles e ficamos contra a nossa própria espécie, porque no fundo sabemos o quanto podemos ser destrutivos. O filme todo é um alerta, precisamos abrir os olhos para o que estamos fazendo com o nosso planeta, movidos principalmente pela nossa ganância e não pela sobrevivência. De como negligenciamos nossa pátria, o planeta Terra, que tanto nos acolhe e ainda assim, não convivemos de maneira civilizada com ele, vivendo como eternos exploradores. Precisamos nos conscientizar..."abrir os olhos". Em 2.005 a língua Na'vi foi criada pelo linguista Paul Frommer, para ser a língua falada pelos nativos Omaticaya (veneram a natureza e têm uma relação neuro bio-botânica com a mesma). Avatar foi a produção mais cara na história do cinema e se encontra em 5º lugar em termos de arrecadação de bilheteria (Titanic, O Senhor dos Anéis - O retorno do Rei, Piratas do Caribe - O baú da morte e Batman - O cavaleiro das Trevas). Foi indicado a nove categorias no Oscar de 2.010, de Melhor Filme, Diretor, Edição, Edição de som, Mixagem de som e Trilha Sonora, sendo que ganhou de: Melhor Fotografia, Efeitos Visuais e Direção de Arte e também indicado ao Globo de Ouro do mesmo ano para Canção Original (I see you de Leona Lewis - Frase muito falada no filme, no sentido não só de ver, mas de sentir a totalidade do que se vê) e Melhor Trilha Sonora, sendo que ganhou de Melhor Filme e Direção. Para mim foi injustiçado, perdeu para o insosso Guerra ao terror com direção de Katryn Bigelow, ex esposa de Cameron, irônico, não??? Não deixe de ver, imperdível mesmo, independente do gosto!!!
Ufa! Até que enfim, rssss! Extraordinário James Cameron! O Mundo de pandora nos fascina com sua beleza natural. Seus exóticos ecossistemas... O detalhe encontrado neste mundo, a cultura, a linguagem de um povo e sem falar nas fotos. Que ensina aos seres humanos, imaginar como seria o mundo dessa forma. Belo, magnifico e arrebatador. Simplesmente Amei.
ResponderExcluir