quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Príncipe da Pérsia - As areias do tempo


Direção: Mike Newell
Atores: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina, Richard Coyle, Toby Kebbell, Dove Pope, Ronald Pickup
Gênero: Ação e Aventura
Duração: 116 minutos                                             
Ano: 2.010

Sinopse: Pérsia, Idade Média, Dastan (Jake Gyllenhaal) é um jovem príncipe que auxilia o irmão a conquistar uma cidade inimiga Alamut. Lá ele encontra uma estranha e bela adaga, a qual decide guardar. Tamina (Gemma Arterton), a princesa local percebe que Dastan detém a adaga e tenta se aproximar dele para recuperá-la. A adaga possui o poder de fazer seu portador viajar no tempo, quando dentro dela há areia mágica. Só que Dastan é vítima de um golpe. Ele é o encarregado de entregar ao pai, o Rei Sharaman uma túnica envenenada, que o mata. Perseguido como se fosse um assassino, ele precisa agora provar sua inocência e impedir que a adaga caia em mãos erradas.


Filme encantador, com uma fotografia e figurinos primorosos, mostrando a Pérsia medieval (hoje Irã), um encanto de ver, um épico grandioso, com cenas agradáveis, ricas em detalhes e aventura, recheado de efeitos especiais. O filme nos mostra o valor das relações afetivas que independem dos laços sangüineos. Dastan, apesar de não ser filho legítimo do Rei Sharaman (Ronald Pickup), tem uma dignidade e honra incomparável, sem falar de um senso e respeito pela família (tudo que ele não teve e aprendeu a valorizar) sem igual, coisa que nem seu Tio, o Vizir Nizam foi capaz de ter, movido apenas pela inveja e interesses próprios. Durante o filme descobre e se rende ao amor, (apesar de seu espírito livre e indomável), ao unir forças com a bela e misteriosa princesa Tamina, juntos eles lutam contra forças obscuras com o objetivo de salvaguardar uma antiga adaga capaz de liberar as Areias do Tempo - um dom dos Deuses que dá a pessoa que a possui o poder de controlar o mundo. Filme visualmente lindo, que foi baseado no jogo eletrônico lançado em 2.003. O roteiro do filme foi assinado pelo mesmo criador do jogo, Jordan Mechner. Seus personagens são baseados na mitologia persa, como o Shahnameh (Livro dos Reis) e nas lendas deixadas por este povo místico. A trilha sonora é cantada por Alanis Morissette que compôs a canção "I Remain". A equipe de produção foi a mesma que levou a Trilogia de Piratas do Caribe para as telas do cinema, entre eles Jerry Bruckheiner, em parceria com o Estúdio Walt Disney Pictures. Mais uma curiosidade é que os atores Zac Efron e Orlando Bloom foram cotados para o papel do Príncipe Dastan, que acabou ficando com Jake Gyllenhaal (que está divino, apesar de algumas críticas a respeito do seu olhar melancólico, não convencer muito como um guerreiro da idade média, pela falta de determinação e força, mas para mim esbanja charme ao passar a imagem de mocinho que carrega uma trauma de infância).

Nenhum comentário:

Postar um comentário