quinta-feira, 4 de abril de 2019

Lady Bird - A hora de voar




Diretora: Greta Gerwig
Atores: Saiorse Ronan, Laurie Metcaf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Lois Smith, Stephen Henderson, Jenna Walton, Jordan Rodrigues
Gênero: Comédia 
Duração: 95 minutos
Ano: 2018

Sinopse: Christine McPherson (Saiorse) está no último ano de Ensino Médio e o que mais deseja é fazer faculdade  longe de Sacramento, Califórnia, idéia esta firmemente rejeitada por sua mãe (Laurie). Mas, com sua personalidade forte, faz questão de ser chamada Lady Bird, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora, adiante. E enquanto isso não acontece, ela segue com sua vida se dividindo entre as obrigações estudantis num colégio católico (onde não é nada popular), o primeiro namoro, típicos rituais vividos da transformação para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.



Filme despretencioso, leve e bastante jovial, mas cheio de vida por ter um conteúdo que mostra a passagem das vivências de adolescentes passando para chegar à maturidade. É um filme delicado, que retrata uma história de pessoas comuns, nem mais nem menos:  Tem um bom roteiro, direção consciente e honesta, e ainda com atuações tão boas que vale a pena ver, por isso agradou tanto ao público, principalmente jovem, uma vez que gera uma tremenda identificação com os personagens. Acredita-se que a diretora inspirou boa parte da história em sua própria trajetória.  E apesar da história ser centrada em Lady Bird, a diretora soube explorar sabiamente a individualidade de cada personagem, compondo esta história que apesar de não empolgar tanto, faz com que se tenha o desejo de ver qual a conclusão (apesar de todos os encontros e desencontros), o desfecho dos conflitos apresentados. O filme se passa em 2002, período de dificuldades na economia do pais, o que já por assim dizer, causaria situações de estresse na família e ainda mais com uma adolescente de 17 anos, chegando a vida adulta, buscando pelo seu próprio espaço e sonhos, sem se contentar com a vida que a família idealizou para ela. Ela quer mais, muito mais da vida!!!
Trilha Sonora dirigida por Jon Brion, tendo músicas de Alanis Morissette e Justin Timberlake fazendo parte do ritmo do longa.
Curiosidades: Saiorse e Greta se conheceram pessoalmente em 2015 no Festival de Cinema em Toronto. Na ocasião, Saiorse veio promover o filme Brookliyn (2014) e Greta, Maggie tem um plano (2015).Tempos depois, já havia lido o roteiro e se conectado instantaneamente com o personagem principal. Assim, quando as duas se reuniram para discutir o roteiro, a diretora teve a certeza de ter encontrado sua Lady Bird.


Por sugestão da diretora, Saiorse não escondeu algumas imperfeições de sua pele, para dar mais autenticidade ao personagem.
Foi pura coincidência o fato de Christine e sua melhor amiga Julie (Beanie) estarem usando a mesma coe de esmalte quando se encontraram para os ensaios, então foi decidido que elas passariam a usar as mesmas cores durante todo o filme.
Houve reencontros: entre Lucas Hedges e Saiorse,que já trabalharam juntos em O Grande Hotel Budapeste (2014), e Lucas  também participou de Manchester a Beira Mar (2016), ao lado de Stephen Herderson.
Após a exibição no Festival de Toronto em 2017, o longa foi ovacionado pela platéia.
O filme se passa entre 2002/2003, período em que Greta estava se formando em seu colégio, o St. Francis Catolic High School, localizado na sua cidade natal Sacramento. Ela dirige e também assina o roteiro.
Os quatro atores principais deste filme já foram indicados ao Oscar.
Indicações e Premiações: Oscar 2018, indicado para Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Laurie) e Roteiro Original (Greta). Ao Globo de Ouro, teve indicação para Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia ou Musical e Melhor Roteiro (Greta) e venceu para as categorias e Melhor Filme Comédia ou Musical e para Melhor Atriz. Ao Critic's Choice Movie Awards foi indicado para Melhor Filme, Diretor, Atriz, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Elenco, Atriz em Comédia e Melhor Comédia. Ao Screen Actors Guild Awards, teve indicações nas categorias de Melhor Atriz Principal, Atriz Coadjuvante e Elenco.
Recomendo! Diálogos muito bons, com conflitos muito parecidos com os nossos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário